Hemocentro, que já coletou
1 milhão de bolsas de sangue,
organiza Semana de Doação

22/11/2013 - 15:23

Uma conquista inédita será o destaque neste ano da semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, promovida pelo Hemocentro da Unicamp: 1 milhão de bolsas de sangue coletadas em 28 anos de atividades. A semana ocorrerá desta segunda-feira ( 25) a 29 de novembro e terá o tema “Aprender a andar, a falar, a trabalhar... a doar!”, que ressalta a necessidade da sociedade aprender a incluir a doação de sangue dentro do processo de educação do cidadão.

No Dia Nacional do Doador de Sangue (25), será descerrada uma placa alusiva à marca 1 milhão de bolsas. Destinadas a 127 hospitais da região, o total de bolsas coletadas corresponde a mais de 560 mil litros de sangue recebidos ao longo de quase três décadas. O Hemocentro oferece cobertura para 8,5 milhões de pessoas, o equivalente a 20% da população do estado.

Em 2002, quando atingiu a marca de meio milhão de doações, o centro de coleta tinha 56.810 bolsas coletadas e 37.249 doadores regulares. Até outubro de 2013 foram coletadas 70.391 bolsas e hoje o número de doadores é cinco vezes maior em relação a 2002, com 187.303 doadores regulares. O sangue coletado é transformado em concentrados de hemácias, plaquetas e plasma.

Durante a campanha, a expectativa é que cerca de 2.000 doadores compareçam ao Hemocentro da Unicamp e em suas unidades, inclusive as móveis. Esse número representa um aumento estimado em 200% em relação aos dias normais. A campanha de doação de sangue acontece numa época estratégicamente escolhida. É que com a chegada das férias e dos feriados prolongados nas festas de final de ano, que as doações de sangue tem uma queda entre 60% a 70%.

Até outubro de 2013, o Hemocentro contabilizou 1.581.515 candidatos à doação, com 1.117.455 de bolsas coletadas. Para Vagner Castro, Diretor do Serviço de Coleta, todos os anos a campanha busca sensibilizar a população para aumentar o número de doadores regulares. "Nossos índices de doadores regulares são de primeiro mundo e atribuídos, em grande parte, as constantes campanhas de mobilização da sociedade sobre a importância da doação de sangue", ressalta Castro. Segundo a OMS, entre 3% a 5% da população deve ter o compromisso de doar sangue regularmente até quatro vezes ao ano.

Uma preocupação maior fica por conta dos sangues do tipo RH negativo (A, B, AB e O) que representam, no Brasil e em todo mundo, cerca de 12% da população. Um transplante de fígado, por exemplo, consome em média, oito bolsas de concentrado de hemácia, de sete a oito unidades de plaqueta no mínimo e oito unidades de plasma podendo chegar até 15 bolsas. A maior parte do sangue coletado vem da captação nos sete postos fixos, quatro deles localizados em Campinas e outros três em Sumaré, Piracicaba e Taubaté.