Restaurante
vegetarianos

19/11/2013 - 17:12

Lilian e Chika

Restaurante Universitário da Rua Saturnino de Brito (RS)

Os adeptos de dieta ovo-lacto-vegetariana não precisam mais se dirigir a Barão Geraldo em busca de cardápios. Segunda-feira (25), a Divisão de Alimentação da Prefeitura do Campus inaugura uma ala de cardápios vegetarianos no Restaurante Universitário da Rua Saturnino de Brito (RS). Agora, é possível saborear pratos tais como abobrinha agridoce, hambúrguer de soja, legumes com molho branco, torta de aveia, rica em betaglucana, fibra que ajuda a reduzir o colesterol.

Algumas receitas, já testadas, que compõem o cardápio, são utilizadas em um restaurante naturalista tradicional de Curitiba, no Paraná, segundo a nutricionista responsável pelo processo de implantação da nova ala, Chika Fukui Sakajira. A quantidade preparada inicialmente, com base em demanda apresentada em 2006, deverá servir 400 pessoas, de acordo com Lilian Cristina Morrego Buzioli, da Divisão de Alimentação. As refeições serão servidas somente no almoço.

Carne de soja ao molho branco
A partir do dia 25, é preciso ficar atento, pois o acesso ao cardápio padrão e ao vegetariano será separado. Entre as importantes intenções dessa separação, está o controle da qualidade de proteínas a ser consumida pelos usuários do RS. “O consumidor precisa escolher entre a carne de soja e a carne oferecida no cardápio padrão”, dizem Lilian e Chika. O que acontece quando a Proteína de Soja e a carne são oferecidas numa mesma bancada, pode ocorrer um consumo de proteina maior que o recomenado para um refeição.

Algumas receitas testadas foram aceitas pela clientela do jantar, segundo Lilian Buzioli. O cardápio atende uma proposta de alimentação saudável, que, entre várias ações, visa à redução do sal no preparo da comida. Essa medida também tem sido tomada no cardápio tradicional dos restaurantes, onde o sal é reduzido aos poucos. “Já no novo cardápio, é possível reduzir o sódio em maior quantidade”, informa Chika.

A nova oferta, segundo Lilian, coloca em prática um projeto da atual administração da Unicamp para oferecer uma refeição que atenda parte da clientela dos restaurantes da Universidade que não tem as carnes como fonte de proteína. Conforme Chika, vale lembrar que os benefícios à saúde dependem da forma como a pessoa se alimenta ao longo do dia. “Não adianta optar por uma dieta saudável no almoço e um cardápio inadequado nas demais refeições diárias.”