FT conquista o 2º lugar na
Freescale Cup 2013 Brazil

30/10/2013 - 15:05

Os alunos da FT na Freescale Cup 2013

Carro modelo desenvolvido para a competição

A equipe Telecom II levou o troféu do 2º colocado

A Faculdade de Tecnologia (FT) da Unicamp conquistou o 2º lugar na Freescale Cup 2013 Brazil – Intelligent Car Racing, realizada no dia 24 de outubro no Hotel Renaissance em São Paulo. A Freescale Cup é uma competição de carros inteligentes presente em diversos países e que aconteceu pela terceira vez no Brasil, com o objetivo de promover a troca de conhecimento e de experiências entre universidades, ajudando os estudantes a se familiarizarem com as ferramentas e tecnologias utilizadas na indústria. A FT já havia conseguido o quinto lugar em 2011 e o quarto no ano passado.

Nesta edição de 2013, a Unicamp concorreu com três equipes, duas da FT e uma da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Dezenove equipes de todo o país iniciaram a competição, que classificou 12 para a final, entre as quais estavam as duas de Limeira: a Telecom I e a Telecom II, com esta última terminando na segunda colocação. As demais finalistas vieram da USP, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O primeiro lugar ficou com o IFCE e o terceiro lugar com a Udesc.

A FT da Unicamp concorreu com os alunos Estela Moura, Enrique Filiage, Rony Albano, Guilherme Paulino, Rodrigo Albano e Felipe Ferraz, sob a coordenação do engenheiro Rodrigo Ximenes e da professora Talía Simões dos Santos.

Na Copa Freescale os participantes devem construir um carro modelo de corrida que deve completar a pista com o melhor tempo, sem descarrilar. É uma mistura de alta velocidade e alta tecnologia, em que os estudantes têm a chance de aprender sobre engenharia elétrica (circuitos, interface e design de software) e mecânica (teoria de controle), bem como aprimorar suas habilidades de comunicação e trabalho em equipe. A copa teve início em 2006, na China, chamada inicialmente de Smart Car Race.