Unicamp investirá R$ 1 milhão
na infraestrutura de bibliotecas

26/09/2013 - 14:03

Bibliotecas receberão investimentos em infraestrutura

O coordenador-geral, Alvaro Crósta

A Unicamp vai investir R$ 1 milhão no aprimoramento da infraestrutura de 24 de suas bibliotecas. As unidades foram selecionadas após participarem de uma chamada interna lançada no último mês de junho, e receberão recursos para serem aplicados em equipamentos de segurança e de TI, encadernação e restauração, mobiliário, catalogação, digitalização e pequenas reformas nas instalações, entre outros itens. “É primeira vez que a Universidade lança uma chamada desse tipo. Trata-se de um investimento importante, pois qualificará ainda mais os serviços prestados à comunidade universitária e à sociedade em geral”, considera o coordenador-geral da Unicamp, professor Alvaro Crósta.

De acordo com ele, os recursos são oriundos do orçamento da Universidade. “Nos últimos anos, a Unicamp tem substituído gradativamente os periódicos impressos pelos eletrônicos, o que se intensificou em 2012. Com isso, a instituição obteve uma economia de cerca de R$ 3 milhões. Parte desse montante é que está sendo agora revertida para a melhoria da infraestrutura das bibliotecas. O dinheiro já está disponível e começará a ser aplicado logo que os processos estiverem prontos”, explica.

O coordenador-geral observa que todas as bibliotecas que participaram da chamada interna foram contempladas, em maior ou menor grau. Pelas regras estabelecidas, as concorrentes deveriam apresentar somente uma proposta cada, sendo que esta poderia conter até duas subpropostas, com valor total de até R$ 50 mil.

Para avaliar as propostas, a Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) instituiu, via portaria, uma comissão formada por quatro integrantes, sendo três da Unicamp e um da USP. “Foram priorizadas iniciativas que refletissem concepções inovadoras a respeito das modalidades e mecanismos de segurança, armazenamento, organização, disponibilidade de produtos, serviços e novos acervos”, destaca o Alvaro Crósta.

Participaram da comissão as seguintes pessoas: professor Alex Antonelli (IFGW/Unicamp), Márcia A. Gomes Rugierro (Imecc/Unicamp), Sueli Mara Soares Pinto Ferreira (SBU/USP) e Luiz Atílio Vicentini (SBU/Unicamp).