A propósito da trágica morte
de Denis Papa Casagrande

25/09/2013 - 09:59

O trágico assassinato do estudante Denis Papa Casagrande, ocorrido na madrugada do dia 21, no campus da Unicamp, chocou toda a sociedade, em especial a comunidade universitária, que se encontra consternada e solidária à família. Professores, colegas e familiares o descrevem como um jovem educado, gentil, alegre e inteligente. Aqueles que partilhavam de sua companhia, no ambiente estudantil ou no contexto familiar, sabem que aquele jovem cheio de sonhos seria incapaz de uma atitude desrespeitosa ou agressiva.

Denis atuava como representante discente na Comissão de Graduação da Faculdade de Engenharia Mecânica, onde cursava o segundo ano de Engenharia de Controle e Automação. Também participava ativamente do Conselho Discente da Engenharia de Controle e Automação e da Associação Atlética Acadêmica de seu curso. Bom aluno, excelente colega, orgulho dos pais. Era, portanto, um estudante interessado na vida acadêmica e fiel aos princípios éticos que constituíram sua formação familiar.

Denis também sonhava ser engenheiro. Aprovado nos vestibulares de duas outras importantes universidades públicas, escolheu a Unicamp para graduar-se, o que deveria ocorrer dentro de quatro anos, caso sua trajetória não tivesse sido interrompida por um crime brutal. Por isso, esse é um momento de profunda dor e reflexão para toda a comunidade. É, também, o momento de acolher a família e prestar solidariedade.

Na terça-feira (24), o Conselho Universitário, órgão máximo de deliberação da Universidade, recebeu os pais do jovem Denis, em sua sala de reuniões, no prédio da Reitoria. A mãe do estudante externou sua dor abertamente para os conselheiros presentes, que ouviram de forma atenta e emocionada. Com esse gesto, a Unicamp reitera o firme propósito de oferecer apoio à família, acompanhar as investigações e apurar responsabilidades no âmbito interno, reafirmando o seu compromisso com uma sociedade menos violenta e mais solidária.

REITORIA DA UNICAMP
25 DE SETEMBRO DE 2013