Labeurb debate resultados parciais do
projeto “Enciclopédia Discursiva da Cidade"

24/09/2013 - 15:13

Romain Descendre, da Escola Normal Superior de Lyon, na França
Pesquisadores do Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb) da Unicamp e convidados participaram, na última quinta e sexta-feira (19 e 20 de setembro), da 1ª Jornada da Endici para debater e apresentar os resultados parciais do projeto “Enciclopédia Discursiva da Cidade: análises e verbetes” (Endici).
  Coordenada pelos lingüistas Eni Pulcinelli Orlandi e José Horta Nunes, ambos ligados ao Labeurb, a Endici tem como objetivo compreender o urbano através da linguagem, a partir da análise do discurso.

Os debates da Jornada, então, se concentraram no processo de construção dos verbetes e em reflexões teóricas e metodológicas. Dentre os convidados, o professor Romain Descendre, da Escola Normal Superior de Lyon, na França, fez palestra sobre “O que é a vida civil?”. Descendre apresentou análises em torno de conceitos como o de “cidade” na Itália, entre os séculos XV e XVI, a partir da análise da linguagem. Em sua palestra, demonstrou como a análise das palavras, nos contextos históricos e culturais em que são utilizadas, pode levar a compreensão de noções e conceitos diferentes daquelas que se tornaram comuns.

1ª Jornada da EndiciAo estudar autores dessa época, quando se forma uma língua política que significa a cidade e surge a locução “vida civil”, ele afirma: “A cidade não são os muros e as casas. Ela é entendida como a reunião de pessoas de acordo com o direito”, explica Descendre, com base em suas pesquisas. “O sentido das palavras jamais é fixo. Essa é uma ideia a partir da qual temos que trabalhar”, complementa, enfatizando a relevância desse tipo de análise, na medida em que possibilita novas perspectivas e novos modos de olhar.

Na mesa-redonda “(En)torno de verbetes”, Claudia Pfeiffer, pesquisadora do Labeurb e coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri)  da Unicamp, ao qual o laboratório está ligado: Mariza Vieira da Silva (Universidade Católica de Brasília e Verli Petri (Universidade Federal de Santa Maria) apresentaram o processo de formulação dos verbetes sob sua responsabilidade, enfatizando, também, o caráter polissêmico e dinâmico dos discursos relacionados ao meio urbano.

Polissemia do urbano
A Endici não pretende, simplesmente, definir palavras, termos e noções associados ao urbano – como faria uma enciclopédia tradicional. Seus verbetes têm a intenção de explicitar os processos de significação e as relações de sentido que se dão na cidade em sua complexidade. Então, termos como “cidadania” e “metrópole”, dentre outros 240 verbetes, serão apresentados a partir de várias perspectivas, mostrando os sentidos que esses termos ganham dependendo do lugar, do sujeito que fala sobre eles ou do meio em que são veiculados. “O discurso do jornalista não é o mesmo do de um administrador ou de um artista”, exemplifica o coordenador do projeto.

Desse modo, a proposta da Endici é explicitar essas diferenças de perspectiva e de sentido nos verbetes. “Endici tem como objetivo funcionar como um canal de divulgação dos saberes urbanos, expondo o leitor ao complexo discursivo da cidade, em suas diferenças e contradições. Queremos expor o leitor aos diferentes gestos de interpretação”, Nunes. O projeto da Endici envolve a participação de 12 pesquisadores e conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).