Unicamp sobe no ranking da QS

10/09/2013 - 17:51

A Unicamp subiu 13 posições no ranking da QS World Universities, organização que avalia o desempenho de instituições de ensino internacionalmente, e agora ocupa a 215ª posição entre as 800 melhores universidades do mundo e a segunda entre as 21 brasileiras que aparecem no levantamento. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (10). A USP é a melhor colocada entre as brasileiras, ocupando a 127ª posição. A terceira melhor colocada é a UFRJ, na 284ª posição.

O coordenador-geral da Unicamp, professor Alvaro Crósta, disse que, a exemplo do que já havia ocorrido em 2011 e 2012, a Universidade de Campinas galgou novamente posições no Ranking QS 2013. A 215ª posição obtida, relembrou ele, “consolida essa tendência ascendente dos nossos indicadores acadêmicos, colocando-a como uma das mais destacadas universidades do Brasil e da América Latina”.

Ainda segundo Crósta, vale destacar que os critérios adotados pelo QS dão prioridade a fatores como a reputação acadêmica, a percepção dos empregadores sobre os alunos que forma, a qualificação do corpo docente e a produção acadêmica medida por critérios objetivos e ponderados em relação à dimensão do corpo docente.

Isso permite, em sua opinião, que seja analisada, de fato, a qualidade do trabalho de formação de alunos e de produção de conhecimento novo, independentemente do tamanho da universidade. “O grande fator que vem impulsionando esse desempenho crescente da Unicamp, e a consequente ascensão no ranking QS, é, sem dúvida, o admirável comprometimento dos docentes, alunos e funcionários com as metas de qualificação acadêmica da nossa instituição”, frisou o coordenador-geral.

O ranking inglês traz a lista das melhores universidades considerando o desempenho acadêmico nas áreas de Artes e Humanidades, Ciências Naturais, Engenharia e Tecnologia da Informação, Ciências Sociais e Ciências da Vida. A lista é feita com base na opinião de acadêmicos de todo o mundo, de empregadores e no número de citações científicas das instituições.

Como em anos anteriores, o ranking QS 2013 foi encabeçado pelo americano Massachusetts Institute of Technology (MIT), seguido pela conceituada Universidade Harvard e da Universidade de Cambridge, instituição do Reino Unido. Dentre as dez melhores universidades do mundo, sete são americanas.