Upeiros: 'é um
prazer recebê-los'

31/08/2013 - 10:47

“Pela primeira vez o evento Unicamp de Portas Abertas atingiu a marca dos 42 mil alunos inscritos, número recorde em relação às UPAs anteriores”, anunciou o coordenador-geral da Universidade, professor Alvaro Crósta, ao declarar aberta a décima edição do evento. Ele avaliou os números diante de uma multidão, que desembarcou dos 813 ônibus, vans e micro-ônibus, além de outros veículos. “Sou agradecido às mais de duas mil pessoas que trabalharam intensamente para recebê-los”, disse no estacionamento em frente à Faculdade de Educação Física (FEF).
Vista área da UPA 2013
Alvaro Crósta afirmou que a Universidade se mobilizou em torno das atividades, a fim de fazer uma programação interessante para os alunos do ensino médio que vieram de 639 escolas. “Temos o prazer de mostrar-lhes a Unicamp, que hoje oferece 67 cursos de graduação e onde estudam 18 mil estudantes.”Alvaro Crósta
Ao mencionar as atividades que serão desenvolvidas ao longo do dia, o coordenador-geral comentou que elas demonstram um pouco do que ocorre no dia a dia da academia, nos laboratórios, nas salas de aula, nos hospitais, nas unidades de ensino e pesquisa, no museu exploratório e nos espaços de vivência, que dão uma noção de como será a rotina de estudos em uma das melhores universidades do país.

UpeirosO professor informou que neste ano a Unicamp desenvolveu um aplicativo que pode ser baixado no site da UPA para que os upeiros sejam orientados em sua localização no campus. Além disso, estão previstas palestras em Libras, para atender às pessoas com deficiência, que também poderão transitar segundo os parâmetros de acessibilidade no campus. “Temos a certeza de que os upeiros, conhecendo a nossa filosofia, sentirão vontade de se tornarem nossos alunos”, acrescentou. “Explorem a Unicamp, descubram e desfrutem desses momentos”, estimulou.
UpeirosPresente à solenidade de abertura, a professora Teresa Dib Zambon Atvars, pró-reitora de Desenvolvimento Universitário (PRDU), destacou que a expectativa é que os visitantes apreciem a Universidade e que prestem o Vestibular e os processos seletivos previstos pelos colégios técnicos. “Os alunos das escolas públicas são o nosso alvo. Esperamos que eles, conhecendo nossos cursos, fiquem bem-informados sobre a sua carreira”, afirmou.José Reinaldo Braga

José Reinaldo Braga, coordenador-executivo da UPA 2013, expressou a satisfação de recepcionar seis Estados brasileiros (MG, RJ, TO, GO, MT e PA), além do Estado de São Paulo. "É sempre um prazer ver que conseguimos atingir outros locais, pois a Unicamp tem uma abrangência nacional", pontuou. Logo após a abertura oficial da UPA, a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) realizou uma apresentação muito aplaudida.

Orquestra Sinfônica
Expectativa dos upeiros
Com grande expectativa, os alunos Mykon Muriel, 18 anos, Tales Oliveira, 16 anos, e Jonatan Roberto, 16 anos, chegaram ao local do marco zero em meio a outros jovens da mesma faixa etária e da mesma instituição pública. Vieram da Escola Benedicta Aranha de Oliveira Lino (Baol) da cidade de Santa Bárbara D’Oeste, a 20 minutos da Unicamp. Mykon e Jonatan vieram pela primeira vez ao campus-sede e ambos pleiteam uma vaga no curso de Engenharia Elétrica. “Seremos concorrentes, mas ainda vai faltar uns anos”, lembrou Jonatan. Já Tales, que esteve na Unicamp na edição 2011, pretende prestar Medicina. "O evento de hoje está muito bem-organizado e, para nós, além de vermos coisas novas, será uma grande diversão", brincou, dispersando o grupo.

Upeiros: expectativa