Vestibular: inscrições abertas

16/08/2013 - 08:52

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abre na segunda-feira (19) as inscrições para o Vestibular Nacional Unicamp 2014. As inscrições poderão ser feitas até o dia 13 de setembro, exclusivamente pela internet, em formulário disponível na página eletrônica da Comvest: www.comvest.unicamp.br. O Vestibular Unicamp 2014 oferece 3.460 vagas distribuídas em 69 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp (Faculdade pública de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto).

A taxa de inscrição é de 140 reais. O Kit do Vestibulando (Manual do Candidato e Revista do Vestibulando) é gratuito e está disponível para consulta e impressão na página eletrônica da Comvest. A primeira fase será realizada em 10 de novembro de 2013 e a segunda fase, nos dias 12, 13 e 14 de janeiro de 2014. A Unicamp vai aplicar as provas de seu vestibular em 16 cidades do Estado de São Paulo, além de duas capitais: Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Sumaré.  Este ano, a Unicamp deixará de aplicar as provas em Fortaleza e Salvador.

O Vestibular Unicamp 2014 mantém o mesmo formato de provas. A primeira fase tem duas partes: a Redação (com duas propostas de textos a serem realizadas) e a parte de Conhecimentos Gerais (com 48 questões de múltipla escolha, baseadas nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio). Na segunda fase, realizada em três dias consecutivos, todas as provas são de natureza discursiva, sendo: 1º dia – prova de Língua Portuguesa e de Literaturas da Língua Portuguesa e prova de Matemática; 2º dia – Prova de Ciências Humanas e Artes e prova de Língua Inglesa; 3º dia – prova de Ciências da Natureza.

Isenção e Redução da taxa de inscrição
Os candidatos beneficiados com a isenção do pagamento da taxa de inscrição não são automaticamente inscritos no vestibular. É preciso realizar a inscrição, no mesmo período dos demais candidatos, utilizando o código específico de candidato isento, disponível na página da Comvest. Para o Vestibular Unicamp 2014, a Comvest beneficiou 4.002 candidatos com a isenção do pagamento da taxa de inscrição.

Das 9 horas do dia 20 de agosto até as 17 horas do dia 23 de agosto, a Comvest aceitará declarações de interesse na redução parcial da taxa de inscrição (50%). Podem solicitar a redução candidatos que cumulativamente preencham os seguintes requisitos: sejam estudantes regularmente matriculados em uma das séries do ensino fundamental ou médio ou curso pré-vestibular ou curso superior (graduação e pós-graduação); e estejam desempregados ou recebam menos de dois salários mínimos por mês.

Os estudantes que fizerem a declaração de interesse pela redução parcial deverão comparecer com a documentação que comprove sua situação (originais e cópias) no dia 27 de agosto de 2013, das 9 às 20 horas, em local a ser informado na página da Comvest. A lista de documentos necessários para comprovar a condição do estudante está disponível em www.comvest.unicamp.br. A Comvest divulgará a lista de beneficiados com a redução de 50% da taxa de inscrição dia 30 de agosto, também em sua página eletrônica.