27º Prêmio

13/08/2013 - 13:22

Lucimar Almeida, do CNPq

Gláucia Pastore no lançamento

Por escolha do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Unicamp sediou na última segunda-feira (12) o lançamento do 27º Prêmio Jovem Cientista, que tem como tema “Água – Desafios da sociedade”. As inscrições vão até 30 de agosto, nas categorias Mestre e Doutor, com prêmios de R$ 30 mil, R$ 20 mil e R$ 15 mil para os três primeiros colocados, mais bolsas de estudo do CNPq; Estudante do Ensino Superior, com R$ 15 mil, R$ 12 mil e R$ 10 mil, mais bolsas; Estudante do Ensino Médio, valendo três laptops  e bolsas de iniciação científica; Mérito Institucional, com R$ 35 mil para uma instituição de ensino superior e o mesmo valor para outra de ensino médio; e Mérito Científico ao Pesquisador Doutor, de R$ 20 mil.

“A escolha da Unicamp pelo CNPq para sediar esta cerimônia significa que há uma grande expectativa em termos de pesquisas feitas na Universidade relacionadas ao tema desta edição, que é a água e suas implicações”, afirmou a professora Gláucia Maria Pastore, pró-reitora de Pesquisa. “Vamos associar o Prêmio Jovem Cientista à imagem da Unicamp e isso vai circular pelo país inteiro.”

Lucimar Almeida, coordenadora dos Programas Acadêmicos do CNPq, disse que a Unicamp foi escolhida por ser uma referência nacional e internacional na produção científica. “Nada melhor que juntar marcas tradicionais e fortes como da Unicamp, do CNPq e de parceiros como Gerdau, General Eletric e Fundação Roberto Marinho em torno do Prêmio Jovem Cientista, que vem desempenhando um papel importantíssimo junto ao corpo docente e discente.”

De acordo com Altino Lisboa, responsável pelo setor de Serviços de Prêmio do CNPq, a expectativa é de receber mais de 4.000 trabalhos de mestrado e doutorado, de graduação e de ensino médio até o final de agosto. “Estamos com 176 agraciados com o Jovem Cientista nesses anos todos, sendo 57 do Estado de São Paulo e, destes, 13 da Unicamp.” Os interessados em participar terão todas as informações, como as linhas de pesquisa definidas para esta edição, no endereço www.jovemcientista.cnpq.br.

A solenidade de premiação está programada para dezembro no Palácio do Planalto, sendo que o CNPq ainda oferece o Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero e o Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica. A agência é pioneira na concessão de prêmios no Brasil. Desde a década de 1970, essas distinções cumprem o papel de divulgação e valorização da política de desenvolvimento científico e tecnológico, contribuindo para uma articulação efetiva com entidades parceiras dos setores público e privado.