ArteUniverCidade,
Unicamp, USP
e Unesp

09/08/2013 - 15:01

Ariane Porto: levando a produção à cidade

'Shi-Zen, 7 Cuias', do Lume: sucesso no Memorial

ArteUniverCidade é o titulo que sintetiza a proposta de um grande evento que o Instituto de Artes (IA) da Unicamp vai promover conjuntamente com USP e Unesp no Memorial da América Latina, em São Paulo, de 03 a 06 de setembro. O evento nasce da ideia original de dar visibilidade à produção artística dos alunos da Unicamp, levando-a do campus para a cidade, além de promover a troca de experiências e informações com alunos das outras duas universidades públicas paulistas.

A professora Ariane Porto Costa Rimoli, coordenadora do ArteUniverCidade, informa que nesse meio tempo, entretanto, houve uma rica aproximação com a Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), órgão da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac) que desenvolve ações no Jardim São Marcos, comunidade carente de Campinas. “Vamos levar algumas ações para o Memorial, como Os Jovens do Bem, a oficina de bordado criativo e os alunos dos cursinhos preparatórios. Estamos abertos, também, à incorporação de funcionários da Unicamp envolvidos em artesanato, pintura, imagens, oficinas – podem me contatar pelo e-mail arianeporto@iar.unicamp.br”.

A docente chegou à Universidade em setembro do ano passado, vinda da USP para a área de produção artística (audiovisual, teatral, musical), antes inexistente, e disposta a promover a integração dos departamentos do IA e levar a produção acadêmica para a sociedade em geral. “A integração do IA e a criação de mais interfaces é uma proposta do diretor do Instituto, professor Esdras Rodrigues, um grande entusiasta e incentivador de ações como esta. A primeira iniciativa nesse sentido foi a nossa participação na Campanha de Popularização do Teatro, o que não ocorria havia anos, e a reação foi muito positiva. Temos que interagir com a cidade, pois não vivemos num gueto”.

Segundo Ariane Porto, a motivação para mostrar esta produção em São Paulo veio do sucesso de dois grupos de Campinas no Festival Ibero-Americano de Teatro, realizado no Memorial da América Latina. “Como uma das curadoras artísticas do festival, indiquei a participação do Lume e do Rotunda (do qual participo), que atraíram 900 pessoas por sessão, número bastante significativo. Vimos como é bom ter um público completamente diferente do habitual e solicitamos que a direção do Memorial cedesse espaços para levarmos a produção artística da Unicamp”.

A professora acrescenta que esta parceria com o Novo Memorial – como está sendo chamado –, que tem o cineasta João Batista de Andrade na presidência, tem sido muito profícua. “Em julho, ali foi sediada, também, parte de outra grande produção do Instituto de Artes, o Festival Internacional de Ópera das Américas (FIO Americas), dirigido pelos professores Sidnei Alferes e Adriana Kayama”.

A promoção do diálogo entre os alunos de artes das três universidades, observa a coordenadora, deu formato final ao ArteUniverCidade. “Muitos deles estão se formando e sem saber exatamente o que fazer no futuro. O campo das artes é sedutor, mas ao mesmo tempo pode ser muito ingrato, frustrando expectativas e sonhos. Essa integração entre alunos de várias instituições permite que eles reflitam para onde ir com a sua criatividade.”

De acordo com Ariane Porto, todas as atrações no Memorial serão gratuitas. A Unicamp vai levar espetáculos produzidos por alunos do Programa Integrado de Criação Cênica (Picc) e uma mostra de filmes dos estudantes da Midialogia, sendo que a edição deste ano do Festival do Instituto de Artes (Feia) também deve acontecer naquele espaço; a curadoria dos espetáculos foi feita pela professora Grácia Navarro, coordenadora pedagógica das Cênicas. A USP contribuirá com atividades ligadas a “educomunicação”, como filmes feitos por crianças para crianças. E a Unesp vai promover principalmente apresentações musicais.

“O ArteUniverCidade não possui uma estrutura rígida, imutável. Vai ser realmente um espaço de confraternização, como uma festa onde cada um leva um prato de doce ou salgado”, compara a coordenadora do evento. “Teremos inclusive espetáculos de rua, ao redor da estátua da mão espalmada criada pelo Niemayer. Mais importante é que os alunos se divirtam, mostrem suas produções e sintam o gostinho de sair da toca. Queremos transformar esse encontro artístico em festival, quem sabe indo para outras cidades a partir do ano que vem.”

PROGRAMAÇÃO:

3 setembro, terça-feira
19h - Abertura | Local: Biblioteca
1. Exposição CAROLINAS (Paola Prandini e Diego Balbino. - NCE|ECA|USP. Encerramento sexta, dia 6, às 18h)
2. TRIO DE VIOLÕES (Rafael Pereira Brides, Bruno Costa Lisancic, Matheus Pezzota Gonçalves. Orientação: Prof. Giácomo Bartoloni. - IA|UNESP)
3. Espetáculo PERSEPHASSA (Cia. Domínio Público e GRUPO. Direção: Fernando Hashimoto e Holly Cavrell. - IA|UNICAMP)

4 setembro, quarta-feira
15h - Mostra de vídeos da Midialogia (UNICAMP) e Debate ARTEMIDIA - Arte e Meios Tecnológicos (Profa. Dra. Lílian Amaral, UNESP e Profa. Dra. Ariane Porto, UNICAMP) | Local: Sala de Vídeo - Pavilhão da Criatividade
20h - "DECAMERON", adaptação da obra de Giovanni Boccaccio - Grupo Filhos da Imundície. Direção: Igor Amanajás. (Artes Cênicas|UNICAMP) | Local: Praça Cívica

5 setembro, quinta-feira
18h - Grupo PIAP, grupo de percussão (Orientação: Prof. Carlos Di Stasi. - IA|UNESP) | Local: Circo
20h - "MACBETH", de Shakespeare - Turma ZeroDez. Direção: Verônica Fabrini. Co-Direção: Esteban Alvarez. (Artes Cênicas|UNICAMP) | Local: Praça Cívica e Circo