O Banco de
2.225 alunos

01/08/2013 - 09:58

Miguel Bacic, idealizador do Banco de Talentos

O Banco de Talentos, um serviço gratuito de recrutamento de candidatos oferecido para empresas pela Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp), está completando um ano de funcionamento com 51 empresas cadastradas, 2.225 alunos ativos no sistema, 40 vagas cadastradas e 300 alunos em processo seletivo. O Banco de Talentos é uma oportunidade para que departamentos de recursos humanos do setor empresarial façam uma busca ativa de habilidades preenchidas por profissionais formados pela Unicamp por meio dos cursos de educação continuada ministrados através da Extecamp. O sistema é totalmente online, automatizado e dinâmico, criado com o cruzamento de duas informações essenciais: a necessidade da empresa e o conhecimento adquirido pelo aluno em cursos de extensão e especialização nas unidades da Universidade.

A empresa interessada deve acessar o link reservado a ela para se cadastrar e criar uma vaga descrevendo as qualidades desejadas do candidato com base nos cursos oferecidos pela Extecamp. O aluno ou ex-aluno, por sua vez, possui outro link para efetuar o login e, através da Área do Aluno, participar do sistema; a partir daí, ele contará com uma área restrita, com sua foto e perfil, recebendo um e-mail sempre que uma empresa cadastrar uma vaga de acordo com sua especialidade.

O Banco de Talentos foi idealizado pelo professor Miguel Juan Bacic, diretor da Extecamp, que já atua na área de pequenas e médias empresas no Instituto de Economia (IE) e sabe do esforço que as empresas despendem na busca por contratações (incluindo gastos com a publicação de anúncios e processos seletivos) e das dificuldades de encontrar candidatos com as qualificações necessárias. “Como a Extecamp possui uma média de 8 mil formados por ano, a ideia foi criar uma ferramenta para que as empresas disponibilizassem suas vagas diretamente a esses profissionais. Inclusive porque eles desenvolvem habilidades bastante específicas em áreas como economia, engenharia, humanas, biológicas, educação e ciências, visando alcançar melhores posições no mercado”, observa o professor.

Alvaro Rossmann Carvalhaes Neto, diretor-associado da Extecamp, afirma que o processo é totalmente sigiloso e não permite o acesso de empresas como as de recolocação de empregados no mercado. “A empresa deve obedecer a certos requisitos para entrar no sistema e cadastrar sua vaga, sem saber, por exemplo, o número de alunos que vai atingir. Da mesma forma, o aluno só vê a oferta da vaga em sua área e, caso se interesse, é ele quem deve se manifestar diretamente junto à empresa.”

Segundo Jacqueline Rodrigues, responsável pela área de Comunicação Visual e Mídia e que acompanha de perto o andamento do Banco de Talentos, a Extecamp está prestes a bater a marca de 100 mil alunos.  “Os resultados que conseguimos nesse primeiro ano são muito bons, considerando que a divulgação foi feita basicamente por um folder distribuído através do nosso mailing. Também é importante frisar que o sistema não tem qualquer custo para as empresas, nem para os alunos.”