Tese de doutorado de Glauco Barsalini
gera livro sobre obra de Giorgio Agamben

29/07/2013 - 09:02

Glauco Barsali e o livro fruto de seu doutorado no IFCH

Fruto de tese de doutorado em filosofia defendida na Unicamp, o professor Glauco Barsalini está lançando o livro Direito e política na obra de Giorgio Agamben – Soberania e estado de exceção permanente, pela Sergio Antonio Fabris Editor. Formado em ciências sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e em direito pela PUC-Campinas, Barsalini tem ainda o mestrado em midialogia também pela Unicamp. O professor Oswaldo Giacoia Junior, que orientou a tese e assina o prefácio do livro, afirma que seu aluno “dá continuidade às pesquisas interdisciplinares que têm destacado sua atuação profissional, transitando pelos territórios afins das ciências sociais e da filosofia”, com uma abordagem crítica e original da obra de Giorgio Agamben.

“Agamben é um filósofo jurista que continua produzindo na atualidade. Uma das faces da sua obra é a discussão a respeito do Estado e do estado de direito, sendo que a fatia mais importante talvez se refira ao estado de exceção”, explica Glauco Barsalini. “Basicamente, foquei três dos quatro livros de um programa que o pensador italiano chama de “Homo Sacer”: o próprio Homo Sacer: o poder soberano e a vida nua, Estado de Exceção e O que resta de Auschwitz: o arquivo e a testemunha.”

Segundo o autor, especialmente em Estado de Exceção, há uma forte discussão entre dois autores: Carl Schmitt, um jurista já esquecido nos debates acadêmicos, e o pensador Walter Benjamin, bastante lido no Brasil. “Acabo aproveitando aspectos que Giorgio Agamben observa da discussão entre esses pensadores, fazendo uma leitura bastante detida de uma obra de Schmitt, Teologia Política, mas também lido com outros autores que o filósofo italiano também lida, como Hannah Arendt e Michel Foucault.”

Barsalini acrescenta que Schmitt oferece a Agamben material para a discussão que promoverá sobre o estado de exceção; em Hannah Arendt, encontra a tese que liga “os destinos dos direitos àqueles do Estado-Nação moderno”, que lhe será bastante útil quando pensa a crise da democracia moderna; e, finalmente, de Benjamin, extrai o arcabouço que o auxilia a desenvolver a sua concepção sobre o poder soberano contemporâneo, um poder que obrigatoriamente se constrói sobre a exclusão de seres humanos.

Uma ressalva importante feita por Glauco Barsalini é que seu livro não oferece uma mera compilação da obra de Agamben. “Trata-se, sim, de uma tese de doutorado, em que procuro fazer algumas reflexões sobre as formulações do filósofo jurista, tendo como referência a sua tese sobre estado de exceção. Faço uma leitura própria, que tem muito dele e de leituras de outros colegas que orbitam em torno do debate na área jurídica. Na verdade, esse doutorado resulta das reflexões ao longo desses anos todos, trazendo certa síntese de filosofia, sociologia e direito.”