Dois livros organizados por

04/07/2013 - 16:13

Heloísa Lins (dir) e Shellen de Almeida

Capa dos livros

Dois livros organizados pela professora Heloísa Andreia Matos Lins, da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp, acabam de chegar ao mercado. Psicologia nas licenciaturas – a perspectiva interacionista em foco é um lançamento e Leitores na contramão, um relançamento. Ambos foram editados pela Leitura Crítica e têm versões impressas e em e-book, sendo que o download do primeiro pode ser feito de forma gratuita (https://psicologianaslicenciaturas.blogspot.com.br).

De acordo com Heloísa Lins, Psicologia nas licenciaturas tem como autores formais ela própria e mais seis estudantes de graduação que participaram da disciplina Psicologia e Educação, oferecida pela FE. “Na prática, porém, todos os cerca de 90 alunos das licenciaturas que cursaram essa disciplina podem ser considerados coautores do livro, pois eles contribuíram em alguma medida para a elaboração da obra”, afirma.

A docente conta que o volume, composto por artigos, é o resultado da experiência dos estudantes em sala de aula, mas principalmente nas atividades desenvolvidas em escolas e instituições, entre os anos de 2011 e 2012. “Por minha sugestão, essas experiências foram registradas num blog, o que deu uma dimensão ainda mais interessante aos trabalhos. O fato de os alunos escreverem para um público mais amplo, e não somente para o professor, com o objetivo de obter nota, potencializou o comprometimento deles com as atividades. Além disso, esse tipo de ferramenta também permitiu uma importante interatividade com os mais variados leitores”, considera Heloísa Lins.

Para Shellen Grace de Almeida da Silva, uma das estudantes que escreveram artigos para o livro, o envolvimento da turma realmente foi grande e muito profícuo. “Os alunos foram divididos em grupos, que estimularam uns aos outros. Quando a professora Heloísa sugeriu que escrevêssemos o livro, o estímulo cresceu ainda mais. Eu não imaginava que, como aluna de graduação, poderia ter a oportunidade de publicar um livro. Mesmo o processo tendo sido difícil e demorado, o resultado foi ótimo”, diz.

O outro livro foi lançado originalmente em julho do ano passado, durante o Congresso de leitura do Brasil (Cole). Leitores na contramão, que conta com quatro outros autores além da professora Heloísa Lins, trata da existência de várias leituras e leitores. “Existe uma ideia mais ou menos difundida no Brasil de que a nossa população não lê. Entretanto, as pesquisas que temos desenvolvido no Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita (ALLE) mostram que isso não é verdade. Temos muitos leitores que não se enquadram nos cânones da literatura. Tem muita gente lendo de outras formas, como comprovam os estudos que fizemos com crianças do Movimento Sem-Terra, surdos e moradores da zona rural”, assegura a docente da FE.