Neurologia ganha Tratado no
Brasil. Médicos da FCM colaboram

27/06/2013 - 08:34

Tratado de Neurologia

Publicação oficial da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), o Tratado de Neurologia (Editora Elsevier) é a primeira obra nacional a apresentar todo o conteúdo referente à especialidade. Cada capítulo é escrito por um especialista brasileiro de uma subárea da neurologia e conta com a colaboração de médicos, pesquisadores e professores de renomadas instituições universitárias e de saúde do Brasil. Além disso, aborda com ênfase as patologias cerebrais mais frequentes no país. Entre os autores estão Fernando Cendes, Marcondes C. França Jr. e Maria Valeriana Leme Ribeiro, da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Editado por Joaquim Pereira Brasil Neto, diretor científico da ABN, e Osvaldo M. Takayanagui, professor titular do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP, o livro será lançado durante o IX Congresso Paulista de Neurologia, Guarujá, hoje, com coquetel de lançamento às 15h30, seguido de sessão de autógrafos com os autores. 

Fonte de consulta para médicos especializados em neurologia, o Tratado é voltado para residentes e profissionais recém-formados que buscam obter o título de especialista na área. A publicação é adaptada à realidade brasileira e aborda mais profundamente, por exemplo, doenças infecciosas no sistema nervoso que têm incidência maior no Brasil e na América Latina.

Um dos temas abordados no livro é o diagnóstico de epilepsia, escrito pelo neurologista da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp Fernando Cendes. “O livro é muito importante como referência nacional e padronização de conceitos e procedimentos dentro da especialidade de neurologia”, disse.

Um dos destaques é o capítulo sobre Acidente Vascular Cerebral no Brasil, escrito por médico Norberto Cabral, que traz a pesquisa do neurologista sobre a existência de tipos de AVC isquêmicos mais prevalentes entre determinado grupo étnico ou área geográfica. O estudo trata, ainda, casos de Acidente Isquêmico Transitório em Joinville (SC) e foi realizado durante um intercâmbio do médico no Reino Unido, por meio de parceria entre a Associação Brasileira de Neurologia (ABN) e Associação Britânica de Neurologia. 

A troca de informações em nível internacional é, portanto, uma das bases do Tratado de Neurologia, que pretende transformar os saberes de várias partes do mundo em saberes da “comunidade neurológica”; além de estimular neurologistas e neurocientistas a estarem constantemente atentos aos avanços tecnológicos nas áreas de genética, imunologia e imagem, em benefício de mudanças importantes nas ciências neurológicas: da visão diagnosticista à fase da terapêutica medicamentosa e reabilitadora e, mais recentemente, da preventiva.

SOBRE OS AUTORES
Joaquim Pereira Brasil Neto é doutor em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), diretor científico da ABN, pesquisador colaborador pleno e professor do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília (UnB) e ex-visiting Fellow do National Institute of Neurological Disorders and Stroke, Bethesda, MD, Estados Unidos.

Osvaldo M. Takayanagui é professor titular Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo (USP).

SERVIÇO
Tratado de Neurologia (Editora Elsevier)*
Páginas: 896
Formato: 21x28cm
Preço: R$ 599
*E-book disponível a partir de Julho nas lojas virtuais Kobo, Amazon, Google, iba, Cultura, Gato Sabido, Positivo, eBook Cult, entre outras.