Nelson Andreollo assume a direção do
Gastrocentro para mandato de três anos

27/06/2013 - 13:46

O professor Cláudio Coy

Mário Saad, diretor da FCM

O reitor Jose Tadeu Jorge

Mesa de autoridades

Nelson Andreollo, coordenador do Gastrocentro

Os professores Nelson Adami Andreollo e Jazon Romilson de Souza Almeida tomaram posse na manhã desta quinta-feira (27), respectivamente, como coordenador geral e coordenador associado do Centro de Diagnóstico de Doenças do Aparelho Digestivo (Gastrocentro) da Unicamp, para o cumprimento de um mandato de três anos (2013/2016). Andreollo sucede ao também professor Cláudio Saddy Rodrigues Coy. A solenidade, realizada no anfiteatro do próprio Gastrocentro, foi presidida pelo reitor da Universidade, José Tadeu Jorge.

No discurso de despedida, Coy relacionou alguns dos avanços registrados durante a sua gestão. Segundo ele, as ações administrativas estiveram voltadas principalmente para a melhoria da infraestrutura do órgão e das condições de trabalho e de atendimento aos usuários. Uma das consequências desse esforço foi a ampliação do número de atendimentos ambulatoriais, que passou de 18 mil para 20 mil de 2011 para 2012.

O diretor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), professor Mário Saad, que integrou a mesa de autoridades, afirmou que o Gastrocentro é um dos pilares da área da saúde da Unicamp. “O Gastrocentro contribui de forma importante para conferir excelência à assistência, ao ensino e à pesquisa. Tudo isso sem dúvida alguma se reflete na grandeza da FCM”, disse.

Em sua fala, Andreollo considerou que administrar o Centro pelos próximos três anos será um grande desafio. “Pretendo, com o apoio de todos, dar continuidade às atividades do Gastrocentro, que é um órgão da Unicamp reconhecido nacional e internacionalmente. Entre os nossos objetivos estão a ampliação da arrecadação extraorçamentária e o incremento da infraestrutura”, relacionou.

Tadeu Jorge destacou igualmente a importância do Gastrocentro para a Universidade e lembrou aos presentes que mantém sólidos vínculos institucionais e pessoais com o órgão. “Tive a oportunidade de tratar de diversos temas relacionados ao Gastrocentro nos períodos em que fui chefe de gabinete, pró-reitor, coordenador geral e reitor. Além disso, meu pai foi paciente deste órgão por vários anos, coincidentemente do doutor Jazon”, relatou.

O reitor enfatizou igualmente os excelentes serviços prestados pelo Centro às atividades de ensino, pesquisa e assistência da Unicamp. Por fim, desejou boa sorte a Andreollo e colocou a Reitoria à disposição do órgão “para colaborar no que for possível para o avanço das ações desenvolvidas”. “Considere a Reitoria como uma parceira do Gastrocentro”, finalizou.