O Festival de
grandioso

26/06/2013 - 11:09

Adriana Kayama, Kathryn Hartgrove e Sidnei Alferes

A Unicamp participa durante um mês, de 29 de junho a 28 de julho, de um evento grandioso que acontece pela primeira vez no Brasil: o Festival Internacional de Ópera das Américas (FIO-Americas), que envolve a apresentação de três óperas de palco completas – com orquestra ao vivo, figurinos, cenários e iluminação – e récitas semanais por Campinas, cidades da região e também no Memorial da América Latina em São Paulo. Estão chegando participantes das três Américas, sendo 50 alunos estrangeiros e 20 brasileiros, que vão interagir com um corpo docente e técnico de 30 pessoas. Todos serão abrigados em instalações da Universidade.

O FIO-Americas foi idealizado pelo tenor Sidnei Alferes, mestre pela Unicamp que participou de uma experiência semelhante na Itália e decidiu oferecer aos participantes a oportunidade de conhecer o Brasil tendo o amor mútuo pela ópera como motivação.  Na aventura de viabilizar um programa de treinamento e um festival itinerante deste porte, ele contou com a ajuda da mezzo-soprano Kathryn Hartgrove, da Georgia State University, e da soprano Adriana Kayama, professora do Instituto de Artes (IA). Os professores e técnicos são dos Estados Unidos, Canadá e Brasil.

Serão produzidas e apresentadas no FIO-Americas três óperas do repertório tradicional:  “Les contes d’Hoffmann” de Jacques Offenbach, “La Cenerentola” de Gioachino Rossini e “Die Iustige Witwe” de Franz Lehár. As direções cênicas serão dos premiados diretores Carroll Freeman, Copeland Woodruff e William Florescu, e as regências dos experientes maestros Michael Borowitz (regente titular) e Rolando Salazar (regente assistente). Vieram artistas de renome internacional como Ben Smolder, Christy Lee, Dennis Jesse, Everett McCorvey, Gabriel Rebolla, Gail Dubinbaum, Irena WelhaschBaerg, John Massaro, Kathryn Hartgrove, Kay Paschal, Leonardo Vordoni, Michael Borowitz, Paul Dorgan, Rolando Salazar, Steve Morris, Susan Eichhorn Young, Theodore Baerg, Thomas Young e Valerie Trujillo.

O FIO-Americas terá seu “Concerto de Gala” no dia 5 de julho, no Teatro Castro Mendes em Campinas. As récitas das óperas serão apresentadas em Campinas, Piracicaba, Limeira, São Paulo, Salto e Indaiatuba. A ênfase do festival está na atuação para cantores, técnica de Alexander, gestual de período histórico, preparação corporal, dicção, treinamento e aulas de campo, além de oportunidades de apresentações aos alunos.  A expectativa dos organizadores é de expandir o evento por novos locais, formando futuras estrelas e contribuindo para a excelência da ópera no Brasil. Mais informações em https://www.fioamericas.com/