Ciência Sem Fronteiras leva

Estudantes da Unicamp vão à Yale

Jane Edwards, Universidade de Yale

Laura Sterian Ward, Jane Edwards e Luis Cortez

A Unicamp recebeu nesta segunda-feira (24) a representante da Universidade de Yale, Jane Edwards. A visita teve como objetivo orientar os três estudantes da unicamp selecionados pelo Programa Ciência Sem Fronteiras (CsF) que irão para Yale, bem como estreitar as relações entre as universidades.

Iolanda Depizzol Almeida, do curso de Midialogia; Marcela Stolf Taborda, da Geologia, e Ruan Monteiro Silva Ramos, da Engenharia de Computação, os selecionados no edital do programa CsF de novembro de 2012, embarcarão no próximo dia 20 de agosto para os EUA. Durante um ano, cursarão disciplinas referentes às suas áreas de estudo na Unicamp. A representante da Universidade de Yale em reunião com os estudantes enfatizou a importância de estipularem metas para sua temporada na universidade estrangeira, para melhor aproveitarem sua estadia.

Na reunião institucional, os representantes das duas universidades buscaram sugerir novas ações que fortaleçam as relações entre ambas em todas as áreas do conhecimento. Dentre elas foi proposto um curso de língua portuguesa, que facilite o intercâmbio dos anglófonos. Segundo a coordenadora do CsF na Unicamp, Laura Sterian Ward, foi enfatizada a importância em “incrementar a parceria entre as universidades enviando cada vez mais estudantes, mas recebendo estudantes também.”

Novos editais do CsF estão abertos com oportunidades de estudos acadêmicos em universidades na Alemanha, Austrália, Canadá, Coréia do Sul , Estados Unidos, Finlândia, Hungria, Japão  e Reino Unido.