CCUEC convida
ao ‘eduroam’

24/06/2013 - 10:21

Ricardo Bueno, Rachel Paschoalino e Rubens Queiroz

O Centro de Computação da Unicamp (CCUEC) informa a diretores de unidades, docentes, alunos e funcionários que está aceitando novas adesões ao education roaming (eduroam), um serviço de mobilidade global desenvolvido para a comunidade de educação e pesquisa. Por meio do eduroam, os usuários obtêm acesso à Internet na rede sem fio de seu campus e também quando visitam instituições parceiras no Brasil e no exterior, usando a mesma configuração em seu laptop, smartphone ou tablet.

“Este projeto mundial nasceu na Europa para permitir que as pessoas usem redes sem fio de outras instituições com a mesma senha e o mesmo usuário cadastrados na instituição de origem”, explica Rachel Paschoalino, analista de redes do CCUEC. “Já fazem parte do eduroam instituições de mais de 60 países. Em 2010, a Unicamp participou de um projeto-piloto conduzido pela RNP [Rede Nacional de Ensino e Pesquisa], que é responsável pela inclusão das instituições brasileiras, o que ocorreu a partir de 2012. Fomos a primeira universidade do Estado de São Paulo a aderir.

Ricardo Bueno, diretor de Redes e Segurança do CCUEC, lembra que a Unicamp, quando começou a estudar a montagem da sua rede sem fio, já adotou o eduroam como modelo, mesmo sem perspectiva de que o serviço fosse trazido para o Brasil. “Era um produto muito mais focado na Europa, onde surgiu há mais de dez anos, com algumas iniciativas na Ásia e América do Norte. Mas nossa equipe percebeu imediatamente que era um modelo bastante atraente e que futuramente iria se expandir, inclusive para o nosso país. Quando fomos participar do projeto piloto com a RNP, a Unicamp já tinha a estrutura pronta.”

Segundo Bueno, “os analistas da Unicamp participaram ativamente do projeto piloto e da primeira turma do treinamento formado pela RNP para outras instituições brasileiras. Foi gratificante constatar que tivemos visão de uma solução que chegaria ao Brasil. Pelo que acompanhamos, o eduroam vem sendo preferido por grandes universidades e centros de pesquisa, justamente por conta da facilidade na mobilidade de acesso, permitindo um intercâmbio muito grande entre alunos e pesquisadores. Em tempos de internacionalização, é o modelo a ser seguido não só para redes sem fio, mas também para outros recursos de TI.”

Adesão
A analista Rachel Paschoalino informa que a rede eduroam na Unicamp é acessada mensalmente, em média, 50.000 vezes. “Em 2013 temos o registro de acesso de 6.250 alunos diferentes, 340 funcionários e 150 docentes; no total, cerca de 11.500 pessoas já utilizaram o serviço desde a implantação. Para acessá-lo, o usuário precisa ter uma conta corporativa na Unicamp e configurar seu dispositivo móvel para se autenticar no eduroam. O grande público ainda é formado por alunos. Muitos docentes ainda desconhecem o projeto e queremos que os diretores de unidades, principalmente, vejam a sua importância e colaborem no trabalho de divulgação.”

Docentes e alunos, por padrão, já possuem esta conta, que é a mesma utilizada para acessar os sistemas acadêmicos. Já os funcionários que ainda não possuírem uma conta corporativa podem encaminhar o pedido a partir do portal CCUEC (ver links ao final deste texto).

Para as unidades interessadas em aderir ao eduroam, os procedimentos necessários estão disponíveis em https://www.ccuec.unicamp.br/ccuec/redesemfio_adesao

Abaixo, os links para obter informações completas sobre o eduroam:

- Eduroam na Unicamp – informações sobre acesso, criação de contas e configuração de dispositivos
- Vídeo “what is eduroam?” com legenda em português
- Comunidade da Unicamp já tem acesso a redes sem fio em outras instituições no Brasil e no exterior

Em caso de dúvidas, entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Usuário do CCUEC, através dos telefones 3521-2221 ou 3521-2222.