Livro trata da afetividade
e letramento na EJA

21/06/2013 - 14:51

O professor Sérgio Leite

Integrantes do Grupo de Pesquisa “Alfabetização, Leitura e Escrita” (ALLE) da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp lançarão no próximo dia 26 de junho (quarta-feira), durante o Fórum Desafios do Magistério, o livro Afetividade e letramento na educação de Jovens e Adultos-EJA. A obra, organizada pelo professor Sérgio Leite, reúne textos que relatam práticas bem-sucedidas nessa área da educação. Além de Sérgio Leite, também são autoras do volume as pedagogas Daniela Gobbo Donadon Gazoli, Flávia Regina de Barros e Lúcia Maria de Santis Barella.

Entre os temas discutidos pelo livro, destaca-se a questão da afetividade, dimensão que marca a relação entre professores e alunos. De acordo com Sérgio Leite, a mediação pedagógica exercida pelo professor em sala de aula é fundamental para que o processo educacional tenha êxito. O conceito de afetividade, esclarece Daniela Gazoli, não está relacionado com o carinho, com o gesto de se passar a mão na cabeça. “Tem a ver, por exemplo, com a forma com que o educador explica o conteúdo e a paciência que demonstra ao reexplicá-lo. A afetividade jamais está ausente nesta relação”.

Outro ponto abordado no livro - e fundamental que os educadores compreendam - esclarece que adulto não é criança. Conforme Flávia Barros, o primeiro tem motivações diferentes do segundo e uma experiência escolar muitas vezes marcada pela exclusão. “A abordagem precisa ser diferenciada. Algumas vezes, uma resposta enviesada, que a criança superaria sem maiores problemas, pode levar o adulto a deixar de frequentar a escola”, observa a pedagoga. Atualmente, metade dos matriculados na EJA abandona o curso por diversas razões.

As práticas bem-sucedidas das quais a obra trata são variadas. Uma delas faz o uso de diferentes gêneros textuais para o letramento. “Eu, por exemplo, uso cartas, jornais e revistas. Por estarem próximos do cotidiano dos alunos, esses textos contribuem para a aprendizagem e o desenvolvimento deles. Muitos nos relatam que, a partir dessa prática, passaram a ler e a escrever coisas que não liam e não escreviam antes”, conta Lúcia Barella.

Segundo o professor Sérgio Leite, o livro é dirigido especialmente a educadores e estudantes. “Esperamos que esta obra contribua para conscientizar os profissionais da área”, declara. Durante o Fórum Desafios do Magistério, que ocorrerá no Centro de Convenções da Unicamp, será realizada uma mesa redonda que debaterá o conteúdo do volume. Logo após, haverá uma tarde de autógrafos.

Título: Afetividade e letramento na educação de Jovens e Adultos-EJA

Organizador: Sérgio Leite

Autores: Sérgio Leite, Daniela Gobbo Donadon Gazoli, Flávia Regina de Barros e Lúcia Maria de Santis Barella

Editora: Cortez