Unicamp sobe no ranking da THE

19/06/2013 - 18:47

A Unicamp subiu da 44ª para a 28ª posição no ranking das 100 melhores universidades do mundo com menos de 50 anos, segundo ranking divulgado nesta quarta-feira (19) pelo Times Higher Education (THE), um dos mais importantes institutos de avaliação do ensino superior. Fundada em 1966, a Universidade subiu 16 posições em relação ao levantamento divulgado no ano passado. A Unicamp é a única universidade latino-americana a constar no ranking.

Veja o ranking

“O excelente desempenho da Unicamp se deve à consolidação das áreas de pesquisa da Universidade, que em geral têm trabalhos na fronteira do conhecimento e um grande número de publicações de alto nível, o que evidencia o grau de excelência alcaçado pela instituição”, disse a pró-reitora de Pesquisa, Glaucia Pastore. “Por conta desse desempenho, temos a influência da pesquisa refletida no número de citações e no ambiente de ensino, que são fatores de avaliação do ranking”, completou.

Ainda segundo a pró-reitora, observa-se que a Unicamp vem obtendo maior destaque internacional, bem como estabelecido parcerias com o setor industrial visando o desenvolvimento tecnológico. “A colocação alcançada é extremamente importante porque nos situa ao lado de universidades muito conceituadas em outros países, e em posição superior a muitas outras instituições europeias e asiáticas”, disse.

Assim como no ano passado, a lista divulgada nesta quarta-feira (19) tem o Reino Unido como principal destaque, já que 18 das 100 instituições são de lá. Porém, o topo do ranking ficou com a Universidade de Ciência e Tecnologia de Pohang, na Coreia do Sul. Ela foi seguida pela Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, e pela Universidade de Ciência e Tecnologia da Coreia do Sul.

Para Phil Baty, editor da THE,  a Unicamp tem apresentado uma melhora em todos os nossos indicadores, mas talvez o mais importante deles seja o impacto de suas pesquisas, medido por citações em publicações científicas. Esse é mais importante dos nossos 13 cuidadosamente balanceados indicadores e reflete a qualidade da produção de pesquisa da universidade em termos de o quanto ela contribui para a Academia no mundo. A Unicamp deu passos largos para garantir que sua produção científica seja melhor distribuída e, portanto, influencie mais. Esse é um progresso importante”. Baty acrescenta que o "Ranking Times Higher Education 100 under 50 evidencia instituições que chegaram ao grupo das melhores do mundo em uma questão de anos, ao passo que suas competidoras tiveram por vezes séculos de desenvolvimento, ou aquelas que demonstram um grande potencial de sucesso futuro".
(Colaborou Mateus Fioresi)