É de Inconfidentes a primeira
escola inscrita na UPA 2013

18/06/2013 - 10:56

Câmpus Inconfidentes

Foram chamadas de “inconfidentes” as pessoas que participaram de um movimento (Inconfidência Mineira) para libertar o Brasil de Portugal no final de 1788 e início de 1789. “Inconfidentes” também deu nome a uma pequena cidade do Sul de Minas, de pouco mais de 7 mil habitantes. É de lá que parte a primeira escola inscrita no evento Unicamp de Portas Abertas (UPA), que acontece no dia 31 de agosto, no campus de Campinas. O nome da escola? O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

A inscrição foi feita às 23h36 de segunda-feira (17). Os alunos desse Instituto, que também abriga um Colégio Técnico, já visitaram a Universidade de Campinas em outras oportunidades, conta o responsável pela excursão, o professor de Biologia Rafael C. Bolleli Faria. "É para nós uma imensa alegria ir à Unicamp, que sempre é o nosso referencial em Minas", salientou ele.

Pelo menos 44 alunos do Técnico Integrado já confirmaram presença no evento. “Pretendo mostrar-lhes as várias possibilidades de ensino em instituições públicas de renome”, garantiu o biólogo, que se disse muito surpreso com a inscrição.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia foi fundado em 1918, nove anos após a criação da primeira Escola Agrícola no Brasil, ainda como Patronato Agrícola, vinculada ao Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio. Possui em torno de 2 mil alunos no total, incluindo o Colégio Técnico, e sete cursos superiores. Nas suas próprias instalações, o Instituto desenvolve uma produção de café, de doce de leite, de queijo e de hortifrutigranjeiros.

Inconfidentes tem por base a agropecuária, mas desenvolve também atividades industriais de extração de felspato, quartzos, caulim e areia para vidros. Hoje em dia, a principal fonte de renda do município gira em torno da produção e comercialização de crochê e malhas, detendo o título de capital do crochê.