Ricardo Antunes organiza 2º volume de
'Riqueza e miséria do trabalho no Brasil'

14/06/2013 - 15:13

Antunes lança 'Riqueza e miséria do trabalho no Brasil II'

À frente de um dos mais conceituados grupos de pesquisa sobre o trabalho no Brasil, o professor Ricardo Antunes, do Departamento de Sociologia da Unicamp, organizou e vem trabalhando na divulgação de Riqueza e miséria do trabalho no Brasil II, lançado pela Boitempo Editorial. O livro faz parte da Coleção Mundo do Trabalho e reúne 24 artigos de pesquisadores e autores brasileiros e estrangeiros. Este segundo volume apresenta um panorama amplo e multifacetado da nova morfologia do trabalho, analisando as distintas terceirizações, as múltiplas precarizações e os vários modos de ser da informalidade que despontam no país, acentuados a partir dos anos 1990, quando se redesenhou a divisão internacional do trabalho.

O livro traz estudos aprofundados de vários ramos ou setores econômicos, como petroquímico, metalúrgico, aeronáutico, hoteleiro, educacional e fumageiro, que no seu conjunto permitem uma melhor compreensão da organização do trabalho no Brasil. Também são apresentadas análises sobre as tendências presentes no capitalismo dos países centrais, que dialogam com o caso brasileiro e servem de contexto para entender os impasses e estratégias das organizações de trabalhadores, como os sindicatos e as ocupações de fábricas.

“A origem do livro está num campo de pesquisa muito amplo, que envolve colaboradores nacionais e internacionais, e alunos de pós-graduação e graduandos que orientei em aproximadamente 60 teses. Há alguns anos tive a ideia de organizar o primeiro volume de Riqueza e miséria do trabalho no Brasil. Era para ser um único volume, mas o impacto foi tão positivo, com várias reimpressões, que preparamos este segundo para as comemorações de 1º de maio e temos o terceiro praticamente pronto”, afirma Ricardo Antunes.

Os artigos são organizados em três partes. Uma primeira estabelece um panorama das diversas modalidades do trabalho na atualidade, com ênfase na inserção do Brasil no cenário global, e lança as bases para compreender a nova morfologia do trabalho no Brasil. A segunda parte oferece um exame detido dos vários ramos econômicos (petroquímico, metalúrgico, educacional, aeronáutico, hoteleiro, fumageiro e do agronegócio), a fim de melhor compreender os modos diferenciados da produção no Brasil, bem como a nova morfologia do trabalho que vem se configurando. A última parte se debruça sobre as tentativas de resistência presentes no cenário social, explorando algumas de suas respostas e desafios, como as cooperativas e os diferentes modos de ação sindical.

Segundo Ricardo Antunes, o livro é também em homenagem a João Zinclar, reconhecido fotógrafo dos movimentos sociais, falecido em 19 de janeiro último, quando retornava de um trabalho em Ipatinga (MG) e o ônibus no qual viajava foi atingido por um caminhão em sentido contrário que atravessou a pista. Plínio de Arruda Sampaio assina prefácio e orelha. Enquanto a foto de capa é de João Zinclair, a capa do volume I, publicado originalmente em 2006 , foi gentilmente cedida pelo fotógrafo Sebastião Salgado.

Os autores: Pietro Basso (Universidade Ca' Foscari de Veneza), Sadi Dal Rosso (UnB), Maria da Graça Druck (UFBA), Isabella Jinkings (Unicamp), Adrián Sotelo (Unam), Henrique Amorim (Unifesp), Frederico Lisbôa Romão (UFS), Adriano Pereira Santos (Unifal), Geraldo Augusto Pinto (Unioeste), Stela Cristina de Godói (Unicamp), Lívia de Cássia Godói Moraes (Unicamp), (FE/Unicamp), Sérgio Antunes de Almeida (UEL), Simone Wolff (UEL), Andreia Farina de Faria (Unesp), Fabiane Santana Previtalli (UFU), Euda Kaliani (UFPE), Marcos Acácio Neli (Unesp),  Vera Lúcia Navarro (USP), Juliana Biondi Guanais (Unicamp), António Thomaz Júnior (Unesp), Elísio Estanque (Universidade de Coimbra), Andreia Galvão (Unicamp), Edilson José Gracioli (UFU), Jair Batista da Silva (UFBA), Filipe Raslan (Unicamp).

Título: Riqueza e miséria do trabalho no Brasil II

Autor(a): Ricardo Antunes (org.)

Ano de publicação: 2013

ISBN: 978-85-7559-326-4