Exposição “Poemas aos Homens de Nosso
Tempo – Hilda Hilst em Diálogo” abre domingo

14/06/2013 - 17:18

/
Obra de Adir Sodré

Obra de Adir Sodré

Obra de Divino Sobral

Obra de Divino Sobral

Obra de Nazareno Rodrigues

Obra de Nazareno Rodrigues

A partir deste domingo (16 de junho), o Ateliê Aberto recebe visitas à exposição do projeto “Poemas aos Homens de Nosso Tempo – Hilda Hilst em Diálogo”, que envolveu residência com os artistas contemporâneos Paulo Meira (PE), Nazareno (SP), Divino Sobral (GO), Thiago Martins de Melo (MA) e Adir Sodré (MT). O público pode visitar a mostra até 27 de julho, das 14 às 19 horas. O projeto é parceira entre o Instituto Hilda Hilst e o Ateliê Aberto.

Durante a residência, iniciada em 17 de maio, foram realizados encontros com os artistas, de acordo com o assessor de imprensa do IHU, Thiago Santos. Todos os convidados se baseiam na literatura para criação de suas obras. Neste projeto, eles foram desafiados a mergulhar na vida e na obra da escritora e poetisa Hilda Hilst, que foi professora da Unicamp e habitou por muitos anos o IHH, quando era chamado de Casa do Sol.  

De acordo com Santos, o projeto foi selecionado no Programa Rede Nacional Funarte 9ª edição e é uma evocação à série de poemas reunidos no livro “Júbilo, Memória e Noviciado da Paixão” (1974). “Publicada em plena ditadura, a obra utiliza vozes masculinas como repertório poético-político no qual a escritora estava imersa naquele momento. Nesse sentido, os cinco artistas convidados e suas criações passam a representar as vozes políticas contemporâneas de Hilda Hilst”, explica o assessor. Hilda Hilst, falecida em 2004, já foi professora da Unicamp.

 

Serviço

16 de junho a 27 de julho

Das 14 às 19 horas

Visitação da exposição

Local: Ateliê Aberto

Visitas monitoradas sob agendamento prévio pelo telefone 19. 3251 7937 ou pelo e-mail contato@atelieaberto.art.br

 27 de junho 

Das 16 às 22 horas

Lançamento da publicação

Local: Casa do Sol – IHH

Localização

Casa do Sol - Instituto Hilda Hilst |  Rua João Caetano Monteiro, s/n, Chácara Casa do Sol, Parque Xangrilá, Campinas, SP, tel. (11) 3257-1076. https://www.hildahilst.com.br

Ateliê Aberto | Rua Major Sólon, 911, Cambuí, Campinas, SP, tel. (19) 3251-7937. www.atelieaberto.art.br

Realização

Funarte, Ministério da Cultura e Governo Federal