Alunos do IA fazem releitura de figurino
do Balé Triádico, de Oskar Schlemmer

12/06/2013 - 13:00

Alunos do Departamento de Artes Plásticas do Instituto de Artes da Unicamp fazem releitura da vestimenta usada no Balé Triádico, de Oscar Schlemmer na exposição “Bauhaus trajes de cena”. Com material variado, desde tecido de pano a fibras de vidro, os estudantes aplicaram o conhecimento adquirido durante a disciplina Traje de Cena: desenho e figurino, ministrada pela professora Nancy Moretti, bolsista PED no IA, orientada pelo professor Ernesto Boccara. A exposição faz parte dos projetos de arte da Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC) da Unicamp e se encerra em 24 de junho. De acordo com Nancy, a ideia foi experimentar a transposição do desenho para uma peça a ser vestida, como aconteceu com os participantes do balé.

A primeira reconstituição completa do figurino do Balé Triádico foi organizada por Boccara em 2006 por ele e um grupo de alunos do IA em 2006, numa mostra no Sesc. O balé foi concebido em 1912 por Schlemmer, mas foi apresentado pela primeira vez em 1927. Segundo o professor, trata-se do primeiro balé abstrato da história da dança, concebido para modificar o corpo humano para fazer que os bailarinos tivessem outro tipo de movimento.

Para o aluno Victor Churchill, a disciplina foi importante por envolver alunos de artes plásticas em atividades de moda, incluindo o desenvolvimento de figurino.

De acordo com a coordenadora da CDC, Margareth do Carmo Vieira, a mostra é a primeiro dentro de uma iniciativa para aproximar os estudantes de artes plásticas da agenda da unidade. De acordo com Sandra Florio há uma proposta da coordenadoria de ampliar a exploração do espaço do rol do Centro de Convenções por parte dos estudantes. Margareth lembra que a CDC já tem o projeto Moldura Musical. De acordo com o pró-reitor de Assuntos Comunitários, a proposta é difundir a arte em todos os órgãos ligados à Preac.

Ballet Triádico

Oskar Schlemmer

Releituras de figurinos e desenhos

Orientação: Nancy Moretti

Supervisão: Ernesto Boccara

Alunos: Aline Prudente, Amanda Martini, Andressa Souza, Caetano Netto, Ediane Vieira, Fernanda Shibata, Gariella Aly, Giovana Affonso, Julia Stradiotto, Julia Lianos, Lara Martins, Larissa, Camasão, Laura Cristaldo, Lilian Walker, Lívia Radice, Mariana Vieira, Mariane Nagata, Natália Ribeiro, Rafael Cavalheri, Rodrigo Lima, Suzane Pereira Thaís Uzan, Victor Churchill.