No topo, entre as mais jovens

11/06/2013 - 16:00

A Quacquarelli Symonds (QS), que produz o ranking Top Universities, divulgou levantamento nesta terça-feira (11) que destaca novamente a Unicamp entre as 50 melhores universidades do mundo com menos de 50 anos. Em relação ao último ranking, a Universidade avançou seis posições e ocupa a 17ª colocação. A Unicamp é a única instituição brasileira listada neste levantamento.

A Universidade também foi relacionada entre as 50 melhores com menos de 50 anos no ranking divulgado em 2012 pelo Times Higher Education (THE), outro importante instituto de avaliação de ensino superior. No levantamento da THE, a pesquisa científica possui maior peso em relação a outros critérios. 

Já o ranking da QS, instituição sediada no Reino Unido, leva em conta a reputação de uma universidade no meio acadêmico mundial. Em suas avaliações, é considerado o desempenho das instituições em diferentes indicadores, como número de alunos, demanda em processos seletivos, número de artigos publicados, número de teses produzidas, satisfação de estudantes, prêmios recebidos por seus pesquisadores ou ex-alunos, prestação de serviços e transferência de tecnologia (patentes e licenciamentos). Outro ranking, divulgado em maio último pela QS, destaca a Unicamp entre as três melhores universidades da América Latina. 

A pró-reitora de Pesquisa da Unicamp, Gláucia Maria Pastore, comentou o resultado do ranking. De acordo com ela, a pesquisa científica da Unicamp, produzida sempre na fronteira do conhecimento, é um fator preponderante para o sucesso da Universidade neste e nos outros rankings. 

“Há uma forte integração entre os grupos de pesquisa do país e do exterior, relação que vem se intensificando nos últimos dez anos. Além disso, a pós-graduação é uma das mais qualificadas da América Latina. Agora, o nosso olhar é no sentido da internacionalização e da integração das pesquisas produzidas na Universidade com os diversos setores da sociedade”, considerou.

Comentários

A Filosofia da Unicamp foi listada em 44 entre as melhores do mundo. Eis o link para quem quiser conferir:
https://www.topuniversities.com/university-rankings/university-subject-ra...
Não se trata da posição 44 entre "as mais jovens" ou "entre as da América" etc. Trata-se puramente e simplesmente da posição 44 entre todos do mundo.

Email: 
angioni.lucas@gmail.com