Lançados dois livros
de Haquira Osakabe

10/06/2013 - 15:19

Dois livros de Haquira Osakabe, um dos fundadores do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp, falecido em 2008, serão lançados na próxima quarta-feira (12), a partir das 14h, no Centro Cultural do IEL. As obras são o inédito Fernando Pessoa – Entre Almas e Estrelas e Fernando Pessoa – Resposta à Decadência, que está sendo reeditado. A apresentação dos livros será feita pelos professores Marcos Lopes e Alcir Pécora. Na oportunidade, também será anunciada a constituição do Fundo Haquira Osakabe, composto por livros, documentos pessoais e correspondências, que foram reunidos por ele durante a sua vida acadêmica. O acervo foi doado pela família à Unicamp, e ficará sob os cuidados do Centro de Documentação Cultural Alexandre Eulalio (CEDAE).

De acordo com o professor Marcos Lopes, os dois livros propõem uma interpretação do conjunto da obra de Fernando Pessoa. “Os últimos estudos sobre Pessoa têm se especializado mais em determinados heterônimos deste autor. Nessas obras, Haquira procura uma visão de conjunto de um dos grandes poetas da língua portuguesa”, explica o docente. Ainda segundo ele, a constituição do Fundo Haquira Osakabe representa uma excelente fonte de pesquisa na área de humanidades, mais especificamente no segmento da literatura portuguesa.

“Haquira deixou uma obra muito importante. Ele faz parte de um grupo de intelectuais que tem sua formação nos anos 60 e 70, e que teve uma significativa inserção internacional. Haquira travou um intenso diálogo com a comunidade intelectual portuguesa, em particular com os escritores daquele país”, relata Marcos Lopes. De acordo com Flávia Carneiro Leão, supervisora do CEDAE, o Fundo Haquira Osakabe é composto por 2.631 livros e um número de documentos ainda não contabilizados.

O material bibliográfico reunido pelo ex-professor do IEL deve estimular novas frentes de pesquisas em seis grupos: Estudos medievais; Estudos sobre as relações entre religião e literatura; Obras e estudos sobre literatura portuguesa, com destaque para uma coleção de títulos sobre Fernando Pessoa; Obras e estudos sobre literatura brasileira; Obras e estudos sobre literatura e cultura japonesa; e Obras e estudos de literatura ocidental.

O autor

Haquira Osakabe foi professor associado do Departamento de Teoria Literária (DTL) do IEL. Ingressou na Unicamp em 1969 como auxiliar de ensino. Sua carreira sempre se manteve ligada à história do Instituto. Aposentado em 1997, manteve até sua morte diversas atividades de orientação e de pesquisa em sua área de atuação. Osakabe tinha graduação em Letras Vernáculas pela Universidade de São Paulo (1969), mestrado em Linguística pela Universidade de Besancon (1971), doutorado em Linguística pela Unicamp (1976) e pós-doutorado pela Universidade de Franche Comté (1982), pós-doutorado pela Universidade de Lisboa (1986) e pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa (1999).

Título: Fernando Pessoa – Entre Almas e Estrelas

Autor: Haquira Osakabe