Domingo de
concertão na
Concha Acústica,
com Sinfônica
e shakuhachi

06/06/2013 - 08:01

Ensaio da Sinfônica da Unicamp
Que tal um repertório bem temperado com sons orientais de Koyama, Miyazaki, Tomaz Vital e uma boa pitada de Villa-Lobos?  Este caldeirão sonoro poderá ser apreciado pelo público na Concha Acústica da Lagoa do Taquaral, no próximo domingo (9), a partir das 17 horas. Para deixar o programa ainda mais sedutor, os solos serão de shakuhachi, uma flauta de tradição japonesa, que já ganhou a partitura dos ocidentais. O instrumento será interpretado por Hiroshi Fuchigami, com regência de Daisuke Shibata. Tudo com o som da Orquestra Sinfônica da Unicamp.

O shakuhachi, fabricado a partir do bambu madake, chegou ao Japão a partir da China e sofreu modificações ao longo dos séculos, com relação à sua estrutura física e ao contexto no qual participou. “Em sua trajetória foi utilizado pela nobreza, em práticas espirituais do budismo zen, na música folclórica e no repertório clássico japonês, por samurais, monges e músicos. Foi empregado como ferramenta espiritual, arma de combate e instrumento artístico”, conta o solista Hiroshi.

Segundo ele, o shakuhachi expandiu muito seu território e atuação. “Já o encontramos na música ocidental como jazz, bossa nova, música pop, entre outros gêneros, além do repertório tradicional japonês que é por si só é bastante amplo e rico”.

Obras japonesas
Sobre as obras japons, o maestro Daisuke Shibata detalha:

Kiyoshige Koyama (1914-2009) - "Ainu No Uta" para cordas. Ainu No Uta (Canção dos Ainu) é uma obra do compositor japonês Kiyoshige Koyama, encomendada para a turnê da Orquestra de Toho Gakuen na Europa em 1964. O caráter desta obra é baseado na melodia e nos ritmos folclóricos dos Ainu, uma tribo nativa do Japão. Originalmente foi escrita para cordas, e as percussões foram adicionadas como parte opcional pelo compositor durante o ensaio da turnê. 

Kazuaki Miyazaki (1917-1980) - "Shimabara No Komoriuta" para shakuhachi e cordas. Shimabara no Komoriuta (Canção de ninar de Shimabara) foi composto por Kazuaki Miyazaki e faz parte do repertório de músicas folclóricas de Shimabara - cidade japonesa localizada na província de Nagasaki. A obra proposta para a performance com a Orquestra Sinfônica da Unicamp é um arranjo desta canção, escrito para solo de shakuhachi e cordas.

Tomaz Vital (1986-) - Musashi - Poema sinfônico para shakuhachi e orquestra. Musashi é um poema sinfônico do compositor brasileiro Tomaz Vital, produtor e compositor do grupo Trilheiros, e também ativo como pianista e compositor de música para teatro. A obra é baseada na parte inicial do livro "Miyamoto Musashi", do escritor famoso Eiji Yoshikawa (1892-1962). O livro é bem conhecido no Japão, tendo sido baseado na vida de um samurai de mesmo nome do título, Musashi Miyamoto (1584?-1645), que viveu na época de Edo.

Serviço
Concerto

Orquestra Sinfônica da Unicamp

Regência: Daisuke Shibata

Solista: Hiroshi Fuchigami

Quando: 9 de junho (domingo)

Horário: 17 horas

Local: Auditório Beethoven – Lagoa do Taquaral (Avenida Dr. Heitor Penteado, Portão nº 2, na Lagoa do Taquaral). Campinas
Entrada franca

Programa
·         Koyama: Ainu no uta
·         Miyazaki: Shimabara no komoriuta
·         Tomaz Vital: Musashi – Poema sinfônico para shakuhachi e orquestra
·         Villa-Lobos: Bachianas Brasileiras n˚9