Paulo Franchetti está entre os semifinalistas
do Prêmio Portugal Telecom de Literatura

04/06/2013 - 14:50

/
A obra concorre com outros 20 livros

A obra concorre com outros 20 livros

O escritor Paulo Franchetti

O escritor Paulo Franchetti

Deste Lugar concorre na categoria poesias

Deste Lugar concorre na categoria poesias

O escritor e crítico literário Paulo Elias Franchetti, docente do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp, está entre os semifinalistas do Prêmio Portugal Telecom de Literatura. Franchetti concorre com Deste Lugar (Ateliê Editorial) na categoria poesias. 

Por e-mail, o docente da Unicamp comemorou a indicação para o prêmio, que, segundo ele, “é o mais importante e democrático do Brasil”. “O júri inicial é formado por um conjunto bastante amplo de professores, críticos e pessoas de reconhecida experiência literária. Ser indicado ao final dessa etapa é, assim, independente do que possa acontecer nas seguintes, uma grande honra e uma grande alegria”, reconheceu.

Deste Lugar concorre com outros 20 livros na categoria poesia. No total, foram classificados 63 obras divididas em poesia, conto/crônica e romances dentre as 450 inscritas.  O Prêmio Portugal Telecom possui 10 anos de existência. Os vencedores de 2012 foram: Nuno Ramos, com Junco (iluminuras), na categoria poesias; Valter Hugo Mãe, com A máquina de fazer espanhóis (Cosac Naify), em Romance; e Dalton Trevisan, com O Anão e a Ninfeta (Record), em Conto/Crônica. 

Sobre o livro
(Divulgação Ateliê Editorial) 

Num texto recentemente publicado, Paulo Franchetti escreveu: "O lirismo contemporâneo brasileiro, no quadro herdado da tradição cabralina, é um lirismo culpado e regrado por tabus. Em poucos poetas e poucos poemas o eu se oferece, frágil, como algo que se julga no direito de existir e buscar a palavra. De poucos poetas nos perguntamos: quem é a pessoa que escreveu isto, que vê o mundo assim? Por que ele prefere falar desta maneira? E em quantos poetas encontramos algo frente a que pensamos: isso precisava ser dito - e precisava ser dito assim, em poesia? / Travado pela vergonha, pelo medo de se dirigir ao leitor comum e pela necessidade de trazer à vista os andaimes da construção - isto é, as marcas do 'trabalho duro' e da especialidade - o exercício da lírica tende a desaparecer ou a ser combatido como inimigo do contemporâneo. Embora pertença a um texto referido aqui e ali, não parece ter calado muito fundo esta formulação de Adorno: 'o autoesquecimento do sujeito, que se abandona à linguagem como algo objetivo, e a imediatez e involuntariedade da sua expressão são o mesmo'."

Agora, com a publicação de Deste Lugar, essas mesmas questões retornam, em outro registro: o da prática poética. Dirigido ao leitor comum, fugindo à exibição de erudição ou técnica, bem como à ostensiva recusa ao lírico, este livro constitui um momento singular na poesia contemporânea brasileira.

Sobre o autor

Paulo Franchetti é professor titular do Departamento de Teoria Literária do IEL da Unicamp e ex-diretor da Editora da Unicamp. Publicou, entre outros, pela Ateliê Editorial, Estudos de Literatura Brasileira e Portuguesa, a novela O Sangue dos dias Transparentes e os livros de poemas Escarnho, Memória Futura, e Oeste, que representa uma das mais admiráveis experiências na recente poesia brasileira. Já organizou diversos títulos para a coleção Clássicos Ateliê