Franceses buscam graduandos
da Unicamp para intercâmbio

04/06/2013 - 17:10

Reunião com a comitiva francesa

As professoras francesas Florence e Katia

Representantes da École Nationale Supérieure des Mines de St-Étienne (França) foram recebidos na manhã desta segunda feira (3) pelo vice-reitor-executivo de Relações Internacionais (Vreri) Luís Cortes e pelo professor da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) Mario Cavichia. Da parte da comitiva francesa, vieram as professoras Florence Granger, diretora de Relações Internacionais, e Katia Wermelinger-Leclere, representante da ENSM.SE no Brasil, sediada em Florianópolis, SC.

Depois de uma conversa na sala de reuniões da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), Florence e Katia realizaram uma palestra no auditório da Biblioteca Central "Cesar Lattes". A intenção da visita, entre outras deliberações, envolveu conhecer melhor as engenharias da Unicamp para transmitir informações aos alunos da ENSM.SE da França, candidatos a intercâmbio.

A Universidade de Campinas já mantém uma cooperação com a instituição francesa desde 2011, com um termo aditivo envolvendo os cursos de Arquitetura e de Engenharia Civil. Até o momento, já vieram três graduandos franceses à Unicamp e já foram para lá quatro alunos. A ideia é ampliar o intercâmbio.

O grupo aproveitou ainda para visitar a FEC, a Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) e a Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (Feec). As professoras francesas foram recepcionadas na FEM pelo diretor da unidade, professor Pablo Siqueira Meirelles, e na Feec, pelo coordenador de Graduação, professor Rafael Santos Mendes. A comitiva retornou para São Paulo, onde cumpre agenda.