Pôquer será objeto de estudo de disciplina
do curso de Ciências do Esporte na FCA

28/05/2013 - 17:24

Criar um espaço na universidade para discutir e compreender o pôquer como esporte da mente, seus fundamentos estratégicos e matemáticos e discutir temas específicos como a classificação do esporte no Brasil e no mundo, a semelhança entre o pôquer e o mercado financeiro e os mitos, a legislação e os aspectos tributários a ele relacionados. Estes são alguns dos principais objetivos da disciplina Tópicos Especiais em Ciências do Esporte – Fundamentos do Pôquer, que será oferecida no segundo semestre de 2013 no Curso de Ciências do Esporte, na Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp, em Limeira.

Cristiano Torezzan, professor responsável pela iniciativa, explica que a investigação e a discussão científica sobre o esporte – um dos que mais ganham popularidade atualmente – pretende compreender o pôquer como um jogo de estratégia baseado em tomadas de decisão. "Os torneios de pôquer são ambientes limpos, que envolvem competições mentais em rotinas que duram de 8h a 10h de concentração. Em torneios ao vivo, um jogador precisa tomar, em média, duas decisões estratégicas por minuto. Em jogos online este número pode chegar a mais de 20 decisões por minuto. Este cenário composto com o volume de informações necessárias para tomar cada uma das decisões é o que faz do pôquer um esporte da mente que mais cresce no mundo".

Torezzan enfatiza que a disciplina não será para ensinar a jogar pôquer, mas um curso para ensinar a pensar sobre a lógica do pôquer e utilizar ferramentas matemáticas para analisar o jogo como um sistema de informações incompletas que envolve a tomada de decisão baseada em padrões comportamentais de pessoas.  O professor esclarece que a Universidade e todos aqueles envolvidos com a disciplina são totalmente contrários a qualquer tipo de jogos de azar, seja na Unicamp ou fora dela, bem como qualquer tipo de aposta envolvendo dinheiro. Disciplina semelhante já é oferecida no MIT (Massachussets Institute of Technology) e o tema é abordado em diversas outras universidades como em Harvard e na Universidade de Alberta, no Canadá.

Para o coordenador de graduação da FCA, Professor Alcides Scaglia, a proposta da disciplina se alinha a um dos princípios centrais do projeto pedagógico da Faculdade. "A FCA, uma das mais jovens faculdades da Unicamp, tem em sua missão fomentar a religação dos saberes. A partir de propostas interdisciplinares como essa, temos a possibilidade de oferecer aos alunos uma visão crítica e ampliada do esporte, alinhando conhecimentos estratégicos e científicos de outras áreas e facilitando a transferência de competências e habilidades adquiridas em uma disciplina para outras mais específicas e aplicadas."

Torezzan complementa dizendo que exemplos dessa transferência de conhecimento são grupos de pesquisa que utilizam inteligência artificial para a criação de programas de computador que jogam pôquer ou xadrez. A disciplina contará com o apoio o apoio de André Akkari, campeão mundial de pôquer em 2011 e a presença de alguns outros profissionais do esporte no Brasil. Também haverá a colaboração do Presidente da Confederação Brasileira de Texas Holdem (principal modalidade de pôquer no mundo) e do Presidente da Associação Brasileira dos Esportes da Mente.