Dois livros de Haquira Osakabe
são lançados pela Iluminuras

20/05/2013 - 15:06

Dois livros de Haquira Osakabe, professor do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp, falecido em 2008, serão lançados na próxima quinta-feira (23) pela Editora Iluminuras, a partir das 18h30, na Livraria da Vila, em São Paulo. As obras são o inédito Fernando Pessoa – Entre Almas e Estrelas e Fernando Pessoa – Resposta à Decadência, que está sendo reeditado. A apresentação dos livros será feita pelo músico, compositor, ensaísta e docente da Universidade de São Paulo (USP), José Miguel Wisnik.

Sobre Fernando Pessoa – Entre Almas e Estrelas, Fernando Cabral Martins, professor de Estudos Portugueses da Universidade Nova de Lisboa, escreveu que a obra renova uma tradição crítica pessoana que se foi tornando rara. “É aquela que abarca a obra inteira de Pessoa, todas as suas implicações históricas, todos os seus autores fictícios e experiências fragmentárias, para tentar desenhar-lhes uma unidade”, completou.

Já a respeito de Fernando Pessoa – Resposta à Decadência, Caio Gagliard, professor de Teoria Literária da USP, comentou: “O traço peculiar da leitura que Haquira Osakabe propõe de Fernando Pessoa consis­te em buscar compreendê-lo culturalmente, isto é, para além do domínio exclusivo da estética, da história, da moral ou da filosofia. Resultante da combinação dessas quatro divisas críticas, sua percepção cultural de uma das obras mais impactantes da literatura ocidental se articula através da densa interlocução entre um Fernando Pessoa eminentemente reflexivo, a quem identifica como neopagão, e o contexto finissecular, o chamado decadentismo. O resultado é uma leitura capaz de conformar uma imagem autoral íntegra do pensador-Pessoa e ao mesmo tempo destacada da forte tradição psicológica que marca sua fortuna crítica”.

Histórico

Haquira Osakabe foi professor associado do Departamento de Teoria Literária (DTL) do IEL. Ingressou na Unicamp em 1969 como auxiliar de ensino. Sua carreira sempre se manteve ligada à história do Instituto. Aposentado em 1997, manteve até sua morte diversas atividades de orientação e de pesquisa em sua área de atuação. Osakabe tinha graduação em Letras Vernáculas pela Universidade de São Paulo (1969), mestrado em Linguística pela Universidade de Besancon (1971), doutorado em Linguística pela Unicamp (1976) e pós-doutorado pela Universidade de Franche Comté (1982), pós-doutorado pela Universidade de Lisboa (1986) e pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa (1999).

Título: Fernando Pessoa – Entre Almas e Estrelas

Autor: Haquira Osakabe

Preço: R$35,00

Título: Fernando Pessoa Resposta a decadência