Poemas e exposição refletem
relação corpo/espaço no Cotuca

10/05/2013 - 10:28

Livro e exposição de Mundim

Ana Carolina Mundim, ex-professora do Colégio Técnico (Cotuca) da Unicamp, acaba de lançar uma série de poemas que falam de Corpos em Quatro Atos, título que dá nome ao  livro. A obra reúne quatro capítulos: “Um corpo”, “Dois corpos”, “Silêncio” e “Metamorfose”. Esse trabalho é também resultante do seu grupo de pesquisa Conectivo Nozes, o qual contempla o tema corpo/espaço, desenvolvido desde 2007. É o segundo livro da autora. O primeiro foi Dramaturgia do Corpo/Espaço e Territorialidade.

A autora soma textos realizados nos últimos dois anos e, com o apoio da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio da Dicult e da Proex, onde leciona atualmente, produziu o livro. Os poemas, cheios de sensibilidade, abordam a relação do espaço com o corpo, presente até mesmo na forma com que o texto é colocado no papel.

O material traz a dimensão de um olhar um pouco mais afetivo sobre as relações e sobre as conexões que podem ser estabelecidas entre as pessoas, segundo Ana Carolina. "O resultado está sendo altamente positivo, pois se trata de uma poesia intensa que toca as pessoas", acredita.

Há, na obra, poemas em espanhol, que visam trazer um distanciamento por meio do idioma para depois reaproximar o leitor. Outros assuntos abordados enfatizam as relações interpessoais e as conexões feitas pelas pessoas entre o meio virtual e o real. As ilustrações do livro foram efetuadas pelo artista visual Elinaldo Meira e o prefácio foi escrito pelo professor do Instituto de Artes (IA) da Unicamp João Francisco Duarte.

A obra recém-lançada está sendo vendida ao preço de R$ 20,00 e pode ser adquirida através do e-mail: mundim.ana@gmail.com.

Exposição
Paralelamente ao trabalho dos poemas, Ana Carolina abriu uma exposição fotográfica no saguão do Cotuca (R. Culto à Ciência, 177, bairro Botafogo, telefone19-3521-9900) intitulada "Ventanas" no último dia 7 (terça-feira). São seis fotografias em tamanho grande, impressas em tecidos. Elas foram tiradas na Estação Cultura, antiga estação ferroviária de Campinas. As fotografias também traçam uma relação com corpo e espaço e foram idealizadas quando Ana Carolina ainda lecionava na Unicamp e no Cotuca. As visitas à exposição ocorrem de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas no Colégio.