Filme produzido no IA
será exibido em Cannes

06/05/2013 - 14:55

No próximo dia 14, as alunas do curso de midialogia Juliana Villiotti e Ana Cecília Araki embarcam para a cidade de Cannes no sul da França. O curta-metragem produzido por elas como projeto final do curso do Instituto de Artes (IA) da Unicamp foi selecionado para ser exibido no mais prestigiado festival de cinema do mundo. 

“Ter sido selecionado para a mostra do Festival Internacional de Cannes já é um grande prêmio. É resultado dos trabalhos e estudos que tivemos durante os anos aqui na Unicamp. É uma grande vitória que representa todo o caminho percorrido, junto com os colegas, amigos e professores”, ressalta Juliana Villiotti, produtora e diretora de arte do filme. 

A útima rosa conta a história de duas senhoras doentes que vivem em uma região rural desolada (assista ao trailer). O curta participa na categoria Short Film Corner, um espaço de exibição para diretores e produtores iniciantes. A 66ª edição do Festival, que confere ao melhor longa-metragem a Palma de Ouro, acontece entre os dias 15 e 26 de maio. 

Ana Cecília Araki, que escreveu o roteiro e dirigiu o curta-metragem, fala sobre a inspiração para o filme. “A última rosa foi inspirado livremente no conto Sarapalha, do livro Sagarana, de Guimaraes Rosa. Com personalidade própria, o curta narra a história de duas senhoras doentes que vivem numa região totalmente desolada. Diante do estado de saúde agravado das duas, uma delas revela um segredo”, relata Ana Cecília. 

Também integram a equipe, as atrizes Stella Maris Vilela, Alexandra Sanches e Vanessa Petrongari; além de Gabriel Ronconi (produção); Pedro Ivo Carvalho (fotografia e câmera); Guilherme Agostini Cruz (assistente de direção e continuidade); Vanessa Cristina Petrongari (produção local); Letícia Cabral, Pedro Bortoto e Lucas Corazzini (assistentes de produção); Tamara Gigliotti (assistente de fotografia); Myung Hwa Baldini e Deborah Happ (arte); Pedro Bortoto e Marcelo Petrongari (assistentes de arte); Natália Pelizari (edição); Gabriel Tonelo (som); Victor Negri (edição de som, mixagem e trilha sonora); e os músicos André Batiston e Arthur Faria. 

O filme A última rosa foi produzido como trabalho de conclusão de curso dos alunos da midialogia, sob a orientação do docente Adilson José Ruiz. As gravações ocorreram na Fazenda Redenção, localizada no município de São Manuel, interior do Estado de São Paulo. 

    Equipe de A última rosa

Comentários

Parabéns!!

parabéns! é muito bom ver alunos do IA em destaque!