Morre Edmundo Fernandes Dias

03/05/2013 - 13:58

Edmundo Fernandes Dias, em foto de 2006O professor aposentado do Departamento de Sociologia, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, Edmundo Fernandes Dias, faleceu na madrugada desta sexta-feira (3), de choque séptico. Ele estava internado no Centro Medico de Campinas há aproximadamente três semanas. Era um dos mais destacados especialistas em Gramsci da América Latina. Sua interpretacao sobre o jovem Gramsci, presente em seu livro Gramsci em Turim: a construcao do conceito de hegemonia (2000), é reconhecida internacionalmente. O velório sera no Crematório da Vila Alpina (Av. Francisco Falconi, 837, em São Paulo), neste sábado, das 8 às 12 horas.

Dirigente do Andes-Sindicato Nacional e da Adunicamp, Edmundo foi professor do Departamento de Sociologia da Unicamp por quase quarenta anos. Militante socialista, Edmundo Fernandes Dias ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores e a Central Unica dos Trabalhadores. Em meados da decada de 1990, rompeu com o PT, passando a militar no Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado. Ajudou a fundar a CSP-Conlutas, sendo um de seus mais entusiasmados militantes.

Recentemente, publicou: Política brasileira: embate de projetos hegemônicos (2006), Revolução e história: das teses ao manifesto (2011) e Revolução passiva e modo de vida: ensaios sobre as classes subalternas, o capitalismo e a hegemonia (2012), todos pela editora Sundermann.

Comentários

Conheci Edmundo nos primórdios da Adunicamp e principalmente por ocasião da intervenção do Governo Maluf na Unicamp. Ele foi sempre um companheiro solidário, amigo e com uma dedicação missionária à causa dos trabalhadores.
É uma das pessoas que trarei sempre na memória.
Saudações à família e aos amigos,
Tomaz

Boa viagem, Cumpadi

Grande perda para a família, a Academia Brasileira, os colegas da UNICAMP, para os esudantes e orientandos que tiveram o prazer e o privilégio de conviver com ele. Mas o Professor Edmundo foi, sem dúvida, um grande lutador para a causa da Revolução Socialista. Perdemos, sobretudo, um grande ser humano.

Quero dizer que o Edmundo foi um grande camarada, tive o privilégio de conhecê-lo de poder conversar e aprender e fico feliz de sua passagem entre nós e é certo que ele se sentia bem com nossa militância e engajamento político, palmas a um amigo militante que nos deixou, mas que nos deixou exemplos do não apego a cargos e princípios vazios. obrigado Edmundo pela sua amizade e carinho seguiremos em frente e vc em nossas mentes sempre nos ajudará nas reflexões e momentos difíceis que temos pela frente na luta pelo socialismo.
bjss saudades

Email: 
dilenodustand@gmail.com

Edmundo,
Um exemplo, uma vida de lutas.
Um privilégio ter dialogado com um intelectual que, como diz João Paulo,
nunca foi impenitente... com visão institucional, para além de seu
burocratismo, e com expressivo comprometimento de classe. Perde o
pensamento brasileiro, perde a Universidade, que se apresenta cada vez
mais minimalista, pragmática e mediocre.

Prof. Gilberto.
Unesp - IGCE - Rio Claro.