Consu homologa primeiro escalão

30/04/2013 - 11:56

Alvaro Crósta, Luís Alberto Magna, Ítala Maria Loffredo D'Ottaviano, Gláucia Maria Pastore, João Frederico da Costa Azevedo Meyer e Teresa Dib Zambon Atvars


O Conselho Universitário da Unicamp (Consu), órgão máximo de deliberação da Universidade, homologou nesta terça-feira (30), em reunião extraordinária, os nomes do coordenador-geral da Universidade, professor Alvaro Crósta, e da equipe de pró-reitores indicada pelo reitor José Tadeu Jorge. Todos foram empossados durante a sessão.

O professor João Frederico da Costa Azevedo Meyer, professor titular do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc), continua na Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac). Os outros pró-reitores são os seguintes: Graduação - Luís Alberto Magna, professor titular do Departamento de Genética Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM); Pós-Graduação - Ítala Maria Loffredo D'Ottaviano, professora titular do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e coordenadora do Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen) da Unicamp na gestão anterior; Pesquisa - Gláucia Maria Pastore, professora titular da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), da qual foi diretora; e Desenvolvimento Universitário - Teresa Dib Zambon Atvars, professora titular no Instituto de Química (IQ) e ex-pró-reitora de Pós-Graduação.

Durante a reunião, o reitor também anunciou o nome do professor Paulo Cesar Montagner para o cargo de chefe de gabinete. Montagner é ex-diretor da Faculdade de Educação Física (FEF) e vinha atuando como diretor da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp). Ele assumirá o cargo no lugar do professor José Ranali, professor titular da Faculdade de Odontologia (FOP), que vinha desempenhando a função nas duas últimas gestões.

Sessão extraordinária do Consu para homologar nomes do primeiro escalão

Alvaro Penteado Crósta

Professor titular do Instituto de Geociências da Unicamp e pesquisador 1B do CNPq. Graduou-se em Geologia na USP (1977), fez mestrado em Sensoriamento Remoto no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Inpe (1982) e doutorado no Imperial College, University of London, Reino Unido (1990). Realizou pós-doutoramento no Desert Research lnstitute, University of Nevada, Reno, EUA (1995), no Museum für Naturkunde, Humboldt-Universitat, Berlim, Alemanha (2010), e Universitãt Wien, Viena, Austria (2010). É professor convidado do Petroleum lnstitute, Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos.

Ingressou no Instituto de Geociências em 1984 como MS3, passando a MS4 em 1995, MS5 em 2001 e MS6 em 2005. No IG, exerceu as funções de chefe de departamento, coordenador de pós-graduação e diretor. Na Reitoria da Unicamp, foi chefe de gabinete-adjunto (2000-2001) e pró-reitor de Desenvolvimento Universitário (2001-2002). Foi diretor-financeiro (2010-2012), membro do Conselho Fiscal (2006-2009) e membro do Conselho Curador da Funcamp. Exerceu vários mandatos como representante docente eleito junto ao Consu da Unicamp.

Suas áreas de atuação acadêmica são sensoriamente remoto, exploração mineral e geologia planetária. Foi membro da comissão da área de Geociências da Capes no período 2001-2007, coordenador-adjunto entre 2008 e 2010 e coordenador da área de 2011 a 2013. Recebeu o prêmio Regional Vice President Lecturer"da Society of Economic Geologists (SEG) em 2010. É editor-associado do Geological Society af America Bulletin e do Brazilian Journal of Geology. É fellow da Society of Economic Geologists, da qual também é membro do Distinguished Lecturer Committee (2011-2013). É membro do Borringer Medo/and Award Selection Committee da Meteoritical Society (2012-2015).

Em 1994, recebeu da Unicamp o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico 'Zeferino Vaz' e, em 2010, o Diploma de Mérito do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo. Publicou 39 artigos em periódicos nacionais e internacionais, um livro e 18 capítulos de livro editados no Brasil e no exterior. É autor e coautor de mais de duas centenas de trabalhos em congressos nacionais e internacionais. Proferiu, a convite, palestras, conferências e cursos em 17 países. Participou de mais de 70 bancas julgadoras de dissertações de mestrado e teses de doutorado, e de mais de uma dezena de bancas de concursos de livre-docência e para professor titular, além de 17 bancas de concursos para preenchimento de funções docentes em universidades públicas. Orientou nove teses de doutorado e 19 dissertações de mestrado, além de mais de duas dezenas de alunos de iniciação científica e de projetos de conclusão de curso.

Luís Alberto Magna
Professor titular do Departamento de Genética Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp desde 1987. Graduou-se em Medicina na Unicamp (1979), tendo realizado o mestrado em Biologia Celular e Molecular, no Instituto de Biologia (IB), em 1981, concentrando suas pesquisas em Genética Bioquímica e Farmacogenética, vindo a obter, no mesmo Instituto, o doutorado em Genética (1984). Em 1987, titulou-se livre-docente na área de Genética Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e professor titular na Universidade Federal de São Carlos, e posteriormente na Unicamp em 1987. Foi chefe do Departamento de Genética Médica da FCM de 1986 a 1988, coordenador da Subcomissão de Pós-Graduação em Genética do IB em 1988, coordenador da Comissão de Pós-Graduação da FCM de 1988 a 1990 e diretor da FCM de 1990 a 1994.

Como médico, exerceu atividades de extensão atuando desde 1979 no Serviço de Genética Clínica do Departamento de Genética Médica até 1998, quando passou a atuar na especialidade de hematogenética do mesmo serviço, prestando aconselhamento genético a hemofílicos e familiares, a portadores de hemoglobinopatias hereditárias e orientação genética a doadores de sangue portadores de traço falciforme e hemoglobina C.

Ao longo de sua carreira, atuou ativamente nas disciplinas de graduação do Departamento de Genética Médica, tanto nas áreas de Genética Médica quanto Genética Clínica. Foi gestor do módulo de Iniciação de Prática de Ciências do curso de Medicina na última década, disciplina da qual ainda participa como docente. Desde 1984, ministra a disciplina de Bioestatística nos cursos de pós-graduação, tendo-a oferecido ao longo desse período a alunos dos cursos de pós-graduação em Genética do IB e a alunos de pós-graduação de diferentes cursos ministrados na FCM, nas áreas de Medicina e de Cirurgia.

Foi orientador de numerosos alunos de iniciação científica e orientador e coorientador de dezenas de dissertações de mestrado e de teses de doutorado, tanto na Unicamp quanto na USP e na UFSCar. Atua ativamente em diferentes grupos de pesquisa interdisciplinares nas três universidades citadas, tendo publicado cerca de 100 artigos originais, 36 deles nos últimos cinco anos. Graduou-se também em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Paulista em 2006 e é advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo (OAB-SP) desde 2007. Atuou como assessor ad-hoc da Finep, Capes, CNPq e Fapesp. É membro do Conselho Consultivo da Ouvidoria Geral do município de Campinas, desde abril de 2007.

Ítala Maria Loffredo D'Ottaviano
Possui graduação em Matemática e graduação em Música-Piano, mestrado em Matemática, doutorado em Matemática, ambos pela Unicamp, e livre-docência em Lógica e Fundamentos da Matemática, com pós-doutorado na Universidade da Califórnia-Berkeley, na Universidade de Stanford e na Universidade de Oxford. Foi docente do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) até 1993, quando passou a integrar o grupo de lógica do corpo docente do Departamento de Filosofia da Unicamp.

Atualmente, é professora titular do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) - em Lógica e Fundamentos da Matemática. Sua área de pesquisa é a de Filosofia, com ênfase em Lógica e Filosofia da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: fundamentos dos sistemas de lógica contemporânea, lógicas não clássicas, em especial lógicas paraconsistentes e lógicas polivalentes, traduções entre lógicas, história e filosofia da lógica, álgebra da lógica, lógica universal, teoria de sistemas e da auto-organização.

Professora visitante em várias universidades brasileiras e estrangeiras, é assessora ad hoc de instituições de fomento à pesquisa do Brasil e do exterior; referee, reviewer e membro de conselhos editoriais de vários periódicos e coleções de circulação nacional e internacional. Tem coordenado e participado de vários eventos nacionais e internacionais, inclusive como conferencista plenária convidada.

Publicou mais de 80 artigos e capítulos de livros em periódicos e coleções de circulação nacional e internacional, com mais de 30 livros publicados-organizados. Entre os livros publicados, merece menção especial Algebraic Foundations of Manyvalued Reasoning, referência internacional na área de lógicas polivalentes, em coautoria com Roberto Cignoli (Argentina) e Daniele Mundici (Itália), publicado pela conceituada Series Trends in Logic da Kluwer Academic Publishers.

Atualmente, é coordenadora pelo Brasil e membro do Comitê Gestor do Projeto Mathematical Tools for the Management of Uncertain and Vague lnformation (MaTOMUVI), que faz parte do Programa IRSES/Marie Curie da Comunidade Europeia, com a participação de pesquisadores da Itália, Espanha, Argentina e Brasil. É também coordenadora do Projeto Temático Fapesp Sistêmica, Auto-Organização e Informação.

É fundadora e editora da Coleção CLE, coleção de livros nas áreas de Lógica, Epistemologia e História da Ciência, editada pelo Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) da Unicamp desde 1986, com mais de 60 volumes publicados. É membro-fundador deste Centro da Unicamp e da Sociedade Brasileira de Lógica (SBL). É membro de várias sociedades científicas.

Foi diretora do CLE de 1986-1993; 2004-2009; presidente da SBL por três mandatos consecutivos (1994-2003); presidente do Latin-American Committee on Logic da Association for Symbolic Logic por dois mandatos consecutivos (1993-1999); e primeira coordenadora da Cocen da Unicamp (1998-2002).

Foi membro de vários órgãos colegiados da Universidade, tendo sido representante docente eleita junto ao Conselho Universitário (Consu) da Unicamp, por diversas vezes, como representante dos Institutos, dos professores MS2, MS3, MS4, MS5 e MS6, membro de suas várias Comissões e Câmaras, e presidente da Comissão de Atividades Interdisciplinares (CAl) do Consu.

Foi secretária de Educação do município de Campinas (1977-1978) e vice-presidente da Adunicamp, por dois mandatos consecutivos. É atualmente coordenadora da Cocen da Unicamp e presidente da SBL (2011-2013). Tem participado, em toda sua vida acadêmica, de atividades inovadoras de ensino e extensão, com 14 teses de doutorado e oito dissertações de mestrado defendidas, além de diversas iniciações científicas e supervisões de pós-doutorado. É Pesquisador IA do CNPq, membro de Academia Mexicana de Lógica e membro eleita (apenas dois brasileiros) da prestigiosa Académie lnternationale de Philosophie des Sciences (AIPS).

Gláucia Maria Pastore
Graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas; mestre em Ciência de Alimentos pela Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp; especialização pela Osaka Municipal Research Center, no Japão, em Enzyme Technology; doutora em Ciências de Alimentos (FEA) pela Unicamp; pós-doutorado pela Ohio State University, OSU, Columbus, nos Estados Unidos.

Professora titular de Bioquímica de Alimentos desde agosto de 2006, na FEA, ministra disciplinas de graduação da área de Bioquímica de Alimentos e Biotecnologia Aplicada aos Alimentos. Ministra duas disciplinas na pós-graduação como responsável no Programa de Ciência de Alimentos.

Publicou 134 artigos em periódicos especializados e 239 trabalhos em anais de eventos. Possui 22 capítulos de livros e três livros publicados. Possui seis patentes tecnológicas. Participou de mais de 30 eventos no exterior e 150 no Brasil. Organizou 24 eventos no Brasil, sendo presidente do Simpósio Latino-Americano de Ciência de Alimentos, criado em 1995. Foi presidente do World Congress of Food Science and Biotechnology, desde 2003, e do Journal of Food Science, de 2005 a 2007.

Orientou 31 dissertações de mestrado e 38 teses de doutorado, sete pós-doutorados e 35 trabalhos de iniciação científica na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Recebeu o Prêmio Capes de Teses na área de Ciência de Alimentos por duas vezes, em 2007 e 2010. Recebeu o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico 'Zeferino Vaz' por duas ocasiões, em 2001 e 2009. Coordenou mais de 30 projetos de pesquisa com financiamento Fapesp, CNPq, Finep e, atualmente, coordena dois projetos Fapesp e um projeto CNPq Edital Universal. Coordenou Projetos Finep de infraestrutura para a criação dos Laboratórios Integrados da FEA nas áreas de Biotecnologia e Produtos Naturais.

Desde 2007 é pesquisadora nível 1A do CNPq. É membro assessor da Coordenação do Programa de Pesquisa em Agropecuária e do Agronegócio - COAGR-CNPq (2012-2015). É membro eleita da lnternational Academy of Food Science and Technology (IAFOST), de 2008 até o momento. Atua como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos da Unicamp (2011-2013), presidente eleita da ALACCTA (Associação Latino Americana e do Caribe de Ciência e Tecnologia de Alimentos). Foi diretora da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp de 1998 a 2002 e de 2006 a 2010.  Presidiu a Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos - SBCTA (2007-2008). Coordenou o Programa de Ciência de Alimentos da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp (2005-2007). Presidiu a Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos - SBCTA (2005-2006). Foi chefe do Departamento de Ciência de Alimentos da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp (1996-1998).

Foi homenageada 14 vezes pelos formandos no curso de Engenharia de Alimentos, como paraninfa, patronesse e professora. Em 2010, foi homenageada pela Câmara Municipal de Campinas, recebendo o Diploma de Honra ao Mérito “Dr. José Emanuel Teixeira de Camargo”, pelos relevantes serviços prestados no campo da Ciência e Tecnologia, no município de Campinas.

Teresa Dib Zambon Atvars
Licenciada em Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); mestre em Química (área de Físico-Química) pelo Instituto de Química (IQ) da Unicamp; doutora em Ciências (área de Físico-Química) pelo IQ da Unicamp; livre-docente (área de Físico-Química) pelo IQ; adjunta na área de Físico-Química; professora MS-6 e titular área de Físico-Química do IQ desde 2002.

Conquistou diversos prêmios e distinções em trabalhos de congressos, entre eles: Prêmio de Reconhecimento Acadêmico 'Zeferino Vaz', em 2003 (a primeira mulher do IQ a receber); Medalha Giuzeppe Cilento, recebida pela aluna Sahori Barboza Y Amaki pela tese de doutorado, concedida pela Interamerican Photochemical Society; Menção Honrosa conferida pela Capes (tese de doutorado do aluno R. F. Cossiello); Menção Honrosa conferida pela Associação Brasileira das Indústrias Químicas (tese de doutorado do aluno R F. Cossiello ); Professora Honorífica pela Universidad de San Marcos, Peru.

Atuou profissionalmente como monitora de Físico-Química Experimental na UFSCar e professora secundária de Química. No IQ, ministrou disciplinas na graduação e na pós-graduação. Participou em mais de 300 bancas de exames de qualificação, dissertações de mestrado, teses de doutorado e de concursos públicos. Orientou 26 projetos de iniciação científica, 13 dissertações de mestrado, 13 teses de doutorado e supervisionou dez pós-doutores. Contabiliza 115 publicações indexadas no ISI; quatro pedidos de privilégios aprovados e depositados no Inpi; apresentações de mais de 300 em congressos no Brasil e no exterior.

Atuou como professora visitante em diversas universidades: Universidad Nacional de Educacion a Distancia, Espanha; Universidad Carlos III de Madrid; Espanha; Georgetown University, Washington, DC; Universidade de Buenos Aires; Universidade Federal do Piauí (Terezina); Universidade Federal do Mato Grosso (Cuiabá); e Universidad San Marcos, Peru. Atuou na coordenação e vice-coordenação de diversos projetos de pesquisa, sendo 77 com financiamento da Fapesp, CNPq, Finep e National Science Foundation. Atualmente, é membro do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Eletrônica Orgânica, INCT/MCT/CNPq/Fapesp.

Entre as atividades administrativas desempenhadas no âmbito universitário, exerceu os cargos de chefe do Departamento de Físico-Química do IQ, membro da CPG, representante docente na Congregação em diversas oportunidades; presidente da Comissão Local de Avaliação dos servidores técnicos e administrativos; e coordenadora da CPG.

No âmbito da Unicamp, foi membro da CCPG; assessora técnica da Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp; representante docente no Consu, Cepe, CAI; assessora da CGU para assuntos de Planejamento Estratégico e Avaliação Institucional; pró-reitora de Pós-Graduação da Unicamp 2005-2009; e assessora do reitor para Assuntos de Educação Superior.

No âmbito das sociedades científicas, foi membro de comissões organizadoras de vários congressos, na área de Química Teórica, Ciência de Materiais, Polímeros, Fotoquímica e Fotobiologia, no Brasil e no exterior (IUPAC, Interamerican Photochemical Society, Sociedade Latinoamericana de Fotoquímica y Fotobiologia); e membro do subcomitê de Fotoquímica da Divisão de Química Orgânica da Iupac. Teve participação na elaboração do glossário de termos de Fotoquímica da IUPAC; membro do Advisory Committee da Interamerican Photochemical Society.

No âmbito externo à Unicamp, trabalhou como integrante do Grupo Técnico de Licenciaturas, instituído pela portaria SESu/MEC; membro da Comissão de Especialistas de Educação/Licenciaturas do MEC; organização de Reuniões do Fórum de Nacional Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa das IES Brasileiras; e coordenadora do Fórum Sudeste de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisas.

João Frederico da Costa Azevedo Meyer
Aluno da primeira turma da Unicamp, em 1967, tendo feito na Universidade sua graduação, seu mestrado e doutorado em Matemática no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc), onde também fez sua livre-docência em Biomatemática. Foi professor-associado do Imecc, no Departamento de Matemática Aplicada. Iniciou neste Instituto sua carreira docente em 1971, ano em que se formou. Foi monitor da unidade desde 1967 até 1970, exceto em 1969, quando foi bolsista do CNPq de iniciação científica feita com o professor Rodney Carlos Bassanezi. Fez o mestrado com o professor Ubiratan D'Ambrósio e seu doutorado com o professor Carlos Antonio Moura, então do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC).

No Imecc, além de docente, foi diretor de laboratório de informática, coordenador-associado de graduação (do Curso em Matemática Aplicada) e coordenador do Cursão. Foi vice-chefe de departamento e diretor no quadriênio 2001-2005. Foi do Conselho de Curadores da Funcamp e de sua diretoria executiva.

Foi diretor do Centro Acadêmico do Curso Básico de Ciências (CACBC) nos anos de 1967 e de 1968, ainda como aluno de graduação. Foi diretor da Adunicamp e do Conselho Fiscal da então Assuc. É sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), da qual foi membro da diretoria e é, atualmente, membro do Conselho Científico. É também associado da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), em que coordenou o Grupo de Trabalho em Modelagem Matemática. É membro da Sociedade Latinoamericana de Biomatemática, da qual foi presidente no biênio 2004-2006.

Tem orientado alunos em iniciação científica (mais de 50) no Imecc; orientou e foram concluídos 20 mestrados (no  Imecc  na FE, na Universidade do Quindío, na Colômbia) e co-orientou outros dois (um na FEA, outro no IG); orientou e foram concluídos 14 doutorados (no Imecc, na Feec e na FE) e coorientou outros quatro (na Feec, no IGCE/Unesp de Rio Claro). Tem, em andamento, duas orientações de mestrado (no Imecc) e cinco de doutorado (no Imecc, na Feec e na Universidade Nacional de General Sarmiento, na Argentina).

Foi coordenador do Serviço de Apoio ao Estudantes (SAE) nos anos de 1998 a 2000, coordenador da DGRH durante um período de nove meses em 2001 e é membro do Consu. Durante o ano de 2012, exerceu o cargo de pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Unicamp. Tem sido parecerista ad-hoc da Fapesp, do Faepex e de diversas revistas nacionais e internacionais. Dentre as suas publicações, a última foi o livro Modelagem em Educação Matemática, pela Editora Autêntica, lançado no Congresso Nacional de Modelagem em Educação Matemática, em Belém, PA, em novembro de 2011.

 

Comentários

Desejamos boa gestão a tds.

Com sincero desejo de sucesso à nova equipe da Reitoria/Unicamp para o quadriênio 2013-2017, cumprimento o Prof. Tadeu e Álvaro e os novos pró-reitores Profs. Gláucia, Ítala, Johnny, Magna e Tereza.
Boa Gestão!
Angelo Cortelazzo
IB, PRG de 98-2002 e CEE-SP.

Que nosso pai maior, derrame toda a sua luz nesta nova gestão.

Um grande abraço a todos.

Doni, Medicina Nuclear