Colóquio marca comemorações
do ano do Brasil em Portugal

25/04/2013 - 15:17

Autoridades durante abertura do evento

Para marcar as comemorações do ano do Brasil em Portugal (2012-2013), a Unicamp promoveu nesta quinta-feira (25) um colóquio internacional que discutiu a influência da língua e cultura lusitana na identidade nacional. O evento, realizado no Centro de Convenções da Universidade, reuniu pesquisadores da Unicamp, do Centro Universitário de São Paulo (Unisal) e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Utad), de Portugal.

Também participou o cônsul honorário de Portugal em Campinas, João Antônio Serra, além do pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, João Frederico da Costa Azevedo Meyer, que representou o reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge.

Na oportunidade, o professor catedrático da Utad Fernando Alberto Torres Moreira afirmou que a importância da cultura brasileira para Portugal passa por um movimento cada vez mais crescente. “Pouco antes de vir para este colóquio aqui no Brasil eu vi uma programação das comemorações em Porto bastante extensa, com mais de 50 eventos relacionados à cultura brasileira”, exemplificou.

“Me parece, no entanto, que cada vez mais o movimento é de Brasil em Portugal e cada vez menos de Portugal para o Brasil. É preciso também que os portugueses percam um bocado da presunção de que conhecem o Brasil porque há, por certo, muito mais a conhecer”, ponderou Fernando Moreira, especializado em cultura portuguesa, autor e editor de livros sobre o tema.

O colóquio contou com a participação de Orquídea Maria Moreira Ribeira, também docente da Utad. Ela falou sobre a influência da língua portuguesa na cultura africana, mostrando as relações entre Brasil e Angola. O evento foi organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), com apoio do Centro Cultural de Inclusão e Integração Social (Cis Guanabara) e da Unisal.