CEAv lança obras que integram
sua nova coleção esportiva

18/04/2013 - 11:23

/
Obras lançadas pela CEAv

Obras lançadas pela CEAv

Cerimônia com autoridades

Cerimônia com autoridades

O autor português, Jorge Bento

O autor português, Jorge Bento

O reitor Fernando Costa

O reitor Fernando Costa

O Grupo de Estudos Avançados (CEAv) da Unicamp lançou quatro livros que integram a sua mais nova coleção esportiva. Duas obras são do português Jorge Olímpio Bento, professor da Universidade do Porto, em Portugal. Os outros livros são da socióloga norte-americana Kimberly Schimmel e do teórico inglês Eric Dunning, um dos pioneiros da sociologia do esporte. 

O evento de lançamento aconteceu na quarta-feira (17), na sala do Conselho Universitário (Consu) da Unicamp. Participaram o reitor Fernando Ferreira Costa; o autor português, Jorge Bento; o coordenador do Ceav, Pedro Paulo Funari; outras autoridades; pesquisadores; docentes; alunos e funcionários. 

Jorge Bento publica, pela editora Casa da Educação Física, Corrida Contra o Tempo: Posições e Intervenções e Desporto: Discurso e Substância; Kimberly Schimmel, também pela Casa da Educação Física, Os Grandes Eventos Desportivos: Desafios e Perspectivas, e Eric Dunning, pela editora Liber Livro, Sociologia do Esporte e os Processos Civilizatórios

“Estes autores, que já estiveram como visitantes na Unicamp, possuem uma consistência intelectual e respeito acadêmico muito grande. Eles produziram uma discussão substancial sobre o papel do desporto na sociedade sob diferentes pensamentos”, situou Paulo Cesar Montagner, coordenador do Grupo de Estudos Avançados em Esporte do CEAv e docente da Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp. 

O professor Pedro Paulo Abreu Funari, coordenador do CEAv, falou, por sua vez, sobre os propósitos gerais do grupo. “O nosso centro foi estabelecido há 3 anos. O objetivo foi criar grupos de estudos em relação a algumas áreas de relevância para a Universidade, mas também para o país e mesmo para a humanidade”, afirmou.

Na mesma linha, o reitor Fernando Costa prosseguiu, ressaltando o papel dos quatro grupos de estudos que integram o Centro. “É uma satisfação participar deste lançamento. Digo isto porque o CEAv torna a Unicamp uma das poucas universidades brasileiras a dispor de pesquisadores que discutem os principais assuntos estratégicos para o país, como o esporte, o ensino superior, as relações Brasil-China e as questões do contemporâneo”, frisou.