Inaugurado primeiro

Mobic: bicicletas pelo campus

Primeiro bicicletário inaugurado

Sylvia Furegatti e Marcelo Knobel: bicicletário

Bolsista SAE trabalha no controle das bicicletas

Professor Knobel testa bicicleta do Mobic

O pró-reitor de graduação da Unicamp, Marcelo Knobel, inaugurou nesta quarta-feira (17) o primeiro bicicletário do projeto Mobic (Mobilidade Intracampus), no Ciclo Básico 2, ao lado do restaurante universitário. Além de abrigar as bicicletas, o local será ponto de retirada e devolução das bicicletas na primeira fase do projeto. Com objetivo de atender toda a comunidade universitária, o Mobic incluirá cliclovias e bicicletários espalhados por todo o campus. “A situação ideal é que tenhamos menos carros circulando e que a mobilidade seja feita em bicicleta ou a pé”, explica Knobel.

Segundo o pró-reitor, a Unicamp foi pioneira no empréstimos de bicicletas nas universidades brasileiras, seguindo uma tendência mundial de responsabilidade por um campus mais sustentável. “Acho que a Unicamp ficará melhor, que a vida no campus ficará melhor com a mobilidade sendo feita por bicicletas”, afirma.

Lançado com 10 bicicletas como projeto piloto em 2011 pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) , o Mobic conta hoje  com 30 usuários  em média por dia. As bicicletas devem circular apenas dentro do campus, durante o período máximo de qautro horas e devem ser devolvidas no mesmo local de retirada. A ampliação do sistema prevê mais de 300 bicicletas e 10 pontos de empréstimo em diversos locais do campus.

A professora Sylvia Furegatti, assessora cultural do SAE, destacou que o projeto é parte de um modelo de gestão desenvolvido pelo professor Leandro Medrano, atual coordenador do SAE, que vai além das obrigações imediatas, para a construção de um campus mais sustentável e com melhor qualidade de vida. “Não é apenas uma boa ideia. É uma obrigação de um bom gestor” afirmou Furegatti.

O trabalho no bicicletário é realizado por um bolsista SAE, que pode ser estudante de qualquer instituto ou faculdade da Unicamp. Gustavo Couceiro, que cursa o 3º ano da Faculdade de Ciências Sociais e cumpre 20 horas semanais no bicicletário, afirma que a bolsa é uma interessante forma de auxilio para estudantes com dificuldades financeiras.

Para conhecer mais sobre o Projeto Mobic acesso o site.