Convidados do Grupo de Esporte do
Ceav lançam livros nesta quarta-feira

15/04/2013 - 14:51

O Centro de Estudos Avançados (Ceav) da Unicamp lança quatro livros nesta quarta-feira (17), às 15 horas, na Sala do Conselho Universitário (Consu) da universidade. Os títulos foram produzidos pelo Grupo de Estudos Avançados em Esporte.

Uma das obras é intitulada Corrida Contra o Tempo: Posições e Intervenções. De acordo com o texto de apresentação, José Dias Sobrinho, o livro convoca à ação e estimula a vontade de participar da construção de um mundo melhor. Natural de Bragança, Portugal, o autor, José Olímpio Bento, graduou-se em Educação Física pelo Instituto Nacional de Educação Física (Inef) de Lisboa. Bento é professor catedrático e diretor da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (Fadeup), desde 1993. Em Desporto: Discurso e Substância, a ser lançado no mesmo evento, Bento reflete sobre razões, emoções, orgulho, coragem da magnitude de ser professor. O professor busca explicitações filosóficas para a razão de estudar Esporte. O autor também trata de tradições, contradições e das muitas ações intelectuais em Defesa do Desporto.

Escrito por Kimberly Schimmel, o livro Os Grandes Eventos Desportivos: Desafios e Perspectivas contém discussão sobre como lidar com importantes eventos esportivos, como a Copa do Mundo de 2014, a ser sediada pelo Brasil. Em 2011, Kimberly esteve no Centro de Estudos Avançados, em Campinas para lecionar e interagir com acadêmicos e estudantes brasileiros.

De Eric Dunning, o quarto lançamento do Grupo de Estudos Avançados em Esporte aborda Sociologia do Esporte e os Processos Civilizatórios, de Eric Dunning. O autor aborda a teoria do processo civilizatório de Norbert Elias. De acordo com a professora Heloísa Helena Baldy dos Reis, organizadora, o livro contém ensaios relevantes para a Sociologia do Esporte no Brasil, com atenção especial ao futebol, ao “hooliganismo” no futebol e às questões de gênero masculino e feminino envolvidas no campo esportivo, particularmente no futebol e no rúgbi. “Este é seu primeiro livro publicado no Brasil e seu segundo de autoria única", escreve Heloísa.

Lançamento de livros do Ceav
Dia: 17 de abril