IE promove
seminários
sobre
desenvolvimento
brasileiro

11/04/2013 - 14:24

/
O professor André Biancareli

O professor André Biancareli

O professor Eduardo Fagnani

O professor Eduardo Fagnani

O Instituto de Economia (IE) da Unicamp promoverá, por meio da Rede Desenvolvimentista e da Plataforma Política Social, dois seminários para discutir aspectos do desenvolvimento brasileiro, com ênfase nas questões econômicas e sociais. O primeiro evento, que abordará mais profundamente a vertente econômica, ocorrerá entre os dias 16 e 18 de abril, no auditório do IE. O segundo, que tratará prioritariamente da dimensão social, será realizado entre 7 e 9 de maio, no mesmo local. Ambos serão transmitidos pela internet no seguinte endereço. Os seminários também contam com a organização do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE).

O primeiro seminário será coordenado pelo professor André Biancareli. De acordo com ele, o evento será constituído por oito mesas, que contarão com a participação de especialistas como Luís Gonzaga Belluzzo, Luís Carlos Bresser Pereira, Paulo Baltar, Júlio Sérgio Gomes de Almeida, Fernando Sarti, Alexandre Barbosa, entre outros. A ideia, conforme mensagem gravada em vídeo por Biancareli, é fazer avançar a reflexão sobre alguns aspectos do desenvolvimento econômico do país na conjuntura atual, mas com projeções para o futuro de médio e longo prazo.

O docente lembra que o país encontrou, nos últimos dez anos, um novo modelo de desenvolvimento, que apresentou pontos positivos e negativos. “Vamos discutir, sob uma perspectiva desenvolvimentista, quais foram os avanços e insuficiências gerados por essa forma de condução da economia brasileira”, afirma. O segundo seminário, que será coordenado pelo professor Eduardo Fagnani, priorizará os debates acerca das questões sociais relacionadas com o desenvolvimento.

Estão convidados para participar das 12 mesas, entre outros, o ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão, o economista francês Robert Boyer e o ex-presidente do Ipea, Márcio Pochmann. “Quando falamos em desenvolvimento, não podemos pensar somente na questão econômica. A dimensão social também deve fazer parte das reflexões, de modo a orientar as ações. Em outras palavras, não se pode falar em desenvolvimento de um país sem que tenha se assegurado a cidadania social, que deve ser concretizada no acesso da população a serviços básicos como saúde, educação, transporte e habitação. Esses e outros assuntos estarão presentes durante os três dias do segundo seminário”, adianta Fagnani. Detalhes do programa e vídeos dos participantes dos eventos podem ser acessados neste link: https://www.facebook.com/PlataformaPoliticaSocial.