Unicamp receberá no dia 23
de abril Prêmio Péter Murányi

10/04/2013 - 14:45

A Unicamp receberá no dia 23 de abril, às 19h30, no Espaço Rosa Rosarum, em São Paulo, o Prêmio Péter Murányi 2013. A distinção é um reconhecimento ao Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS), implementado em 2011 na Universidade. Concedido anualmente pela Fundação Péter Murányi, o prêmio distingui projetos inovadores com foco na melhoria da qualidade de vida das populações em desenvolvimento. O tema deste ano foi educação. 


Considerado pela fundação como a melhor experiência em educação do ano no Brasil, o ProFIS tem sido apontado por especialistas como “um novo caminho para o ensino superior". O Programa da Unicamp permite que os melhores estudantes do ensino médio público de Campinas tenham acesso aos cursos de graduação, sem a necessidade de prestar vestibular. São oferecidas vagas aos jovens que obtêm as melhores notas no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). 

“Os prêmios servem justamente para mostrar o reconhecimento pela sociedade das nossas ações. O ProFIS é um programa inovador que propõe soluções para a educação superior. É uma honra receber este prêmio tão importante no Brasil e na América Latina. Para nós é um grande motivo de orgulho”, reconheceu o idealizador da iniciativa, o pró-reitor de Graduação Marcelo Knobel. 

Também integram a equipe que formulou o programa os docentes e pesquisadores Licio Augusto Velloso, Maria Gabriela Caffarena Celani, Cibele Yahn de Andrade, Ana Maria Carneiro, Francisco de Assis Magalhães Gomes Neto, Renato Hyuda de Luna Pedrosa e Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira. A equipe receberá um prêmio no valor de R$ 200 mil durante cerimônia a ser realizada na cidade de São Paulo. 

Os outros dois finalistas foram: "Obra didática da professora emérita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Magda Becker Soares", indicado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; e "Políticas Públicas de Formação Docente no Brasil: Desenvolvimento do Sistema Universidade Aberta do Brasil e Capacitação de Coordenadores de Polos das Regiões Norte, Nordeste e Sul", indicado pela Universidade Estadual do Maranhão.

O ProFIS foi escolhido por um júri composto de 24 integrantes, que se reuniu no dia 22 de fevereiro na Sala do Conselho do Centro de Integração Empresa-Escola, em São Paulo. O anúncio foi feito no final de fevereiro. Os finalistas foram indicados por uma Comissão Técnica e Científica, responsável pela análise de todos os trabalhos que concorreram ao Prêmio. No total, participaram do certame 85 trabalhos, que foram encaminhados por 72 instituições de pesquisa, sendo 64 do Brasil e oito de outros países da América Latina.

Sobre o ProFIS
O programa é o novo curso piloto de ensino superior da Unicamp. Seu currículo inclui disciplinas das áreas de ciências humanas, biológicas, exatas e tecnológicas, distribuídas por dois anos de curso. O objetivo é oferecer aos alunos uma visão integrada do mundo contemporâneo, capacitando-os para exercer as mais distintas profissões. Concluído o ProFIS, o aluno pode ingressar, sem vestibular, em um curso de graduação da Unicamp. Além disso, os formandos recebem um certificado de conclusão de curso sequencial de ensino superior. São oferecidas 130 vagas para 2013.