FEF abre inscrições para a
prática de esportes paralímpicos

08/04/2013 - 11:45

Ariosvaldo fernandes da Silva durante disputa do mundial de 2011

A Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp, por meio de seu Departamento de Estudos de Atividade Física Adaptada, está com inscrições abertas para pessoas com deficiência visual (ou com baixa visão), interessadas em iniciar a prática de esportes adaptados e, essencialmente os paralímpicos. Serão oferecidas, inicialmente, duas turmas. As inscrições já podem ser  feitas pelo e-mail agaby_@homail.com e não há limite de vagas.

A primeira turma define-se por aulas de judô a serem realizadas às segundas-feiras, às 18 horas, nas dependências da FEF. São direcionadas para crianças de 7 a 11 anos. A segunda turma tratará da iniciação às modalidades paralímpicas (atletismo, natação, goallbal, judô e futebol de 5 (para pessoas cegas). Jovens e adultos com idade acima de 16 anos são o público-alvo desta segunda turma. As aulas ocorrerão às sextas-feiras, às 17 horas. Estas modalidades estão direcionadas para iniciantes e pessoas com experiência esportiva.

A FEF e os esportes paralímpicos - A FEF, através de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, tem oferecido à comunidade de Campinas e região, desde 1989, atividades de Educação Física e Esportes para pessoas com deficiência visual (cegos e baixa visão), de maneira inovadora. Exemplos  são as pesquisas de mestrado e doutorado que resultaram, tanto em episódios relacionados à educação física escolar e de lazer, quanto ao desenvolvimento sobre o esporte de alto rendimento, com destaque, neste último, para a participação efetiva de alunos e ex-alunos de graduação ou de pós-graduação com estudos na FEF, nas últimas seis Paralimpíadas (Barcelona-1992; Atlanta-1996; Sidney-2000; Athenas-2004; Pequim-2008; Londres-2012)

Os trabalhos e pesquisas com os esportes paralímpicos foram iniciados na FEF pelos professores Edison Duarte, José Luiz Rodrigues, José Júlio Gavião de Almeida, Paulo Ferreira de Araújo e Ana Isabel Figueiredo Ferreira. Muitas histórias de conquistas foram registradas ao longo dos anos. “As principais resumem-se na formação expressiva de recursos humanos – profissionais da área de Educação Física que atuam, desde a iniciação até o esporte de alto rendimento; e no atendimento à sociedade para crianças, jovens e adultos com deficiência visual de todo Brasil”, conta Gavião de Almeida.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail gaviao@fef.unicamp.br ou telefones 19-3521-6614(Mário ou Vanessa) e 19-83021015 (Gabriela).