HC recebe nova edição
do Música nos Hospitais

27/03/2013 - 15:22

/
Músicos da Orquestra do Limiar

Músicos da Orquestra do Limiar

Público lotou espaço da apresentação

Público lotou espaço da apresentação

Idalina Trevisan gostou do concerto

Idalina Trevisan gostou do concerto

O saguão dos ambulatórios do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp ficou pequeno para receber nesta quarta-feira (27) a primeira edição de 2013 do projeto Música nos Hospitais, idealizado pela Associação Paulista de Medicina (APM). Pacientes e seus acompanhantes, além de profissionais do HC, fizeram uma pausa nas atividades do dia para ouvir o concerto apresentado pela Orquestra do Limiar, regida pelo maestro e médico Samir Rahme. No repertório, obras de Hendel, Mozart, Astor Piazzola, Caetano Veloso e Adoniran Barbosa, entre outros.

Esta foi a quinta vez que a Unicamp recebeu o Música nos Hospitais, sendo que quatro das apresentações ocorreram no HC. “É sempre um prazer receber o projeto aqui no hospital”, destacou o médico Luís Augusto Passeri, que falou em nome do superintendente da instituição, Manoel Barros Bértolo. O vice-presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Jorge Curi, afirmou que a música sintetiza as necessidades dos pacientes. “Quando falamos em qualidade da saúde, não estamos falando somente em atendimento, mas também em acolhimento. Nesse sentido, a música nos ajuda a ter uma visão mais ampla do que seja a saúde”. Na oportunidade, Curi anunciou a doação de um piano ao Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti (Caism).

Para o diretor da APM, José Renato dos Santos, o Música nos Hospitais contribui para humanizar um ambiente marcado pela dor. Na mesma linha, o regente da Orquestra do Limiar relatou que pôde presenciar ao longo dos últimos dez anos que os concertos têm de fato ajudado a amenizar o sofrimento dos pacientes. “A música é a linguagem da alma. Ela ajuda a levar esperança às pessoas”, asseverou Samir Rahme.

Olhos atentos nos músicos, a dona de casa Idalina Trevisan, moradora de Americana, cidade vizinha a Campinas, aproveitou a espera por uma sessão de fisioterapia para relaxar com os acordes da Pequena Serenata Noturna, de Mozart. Infelizmente, ela teve que deixar o local antes do final da apresentação. “Eu adoro música. Se não tivesse que fazer fisioterapia, ficaria até o fim”, garantiu.

O projeto Música nos Hospitais completa em 2013 dez anos de atividades. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Ministério da Cultura, a APM e o grupo farmacêutico Sanofi. Até aqui, foram realizados 130 concertos em 52 hospitais de 19 cidades do país. As apresentações da Orquestra do Limiar foram assistidas por aproximadamente 35 mil pessoas.