Rogério A. Pereira Filho é
homenageado ao se aposentar

21/03/2013 - 15:02

/
Entrega de placa ao homenageado

Entrega de placa ao homenageado

Entre os presentes oferecidos, pastéis

Entre os presentes oferecidos, pastéis

Rogério Antunes Pereira Filho durante discurso

Rogério Antunes Pereira Filho durante discurso

O reitor Fernando Costa

O reitor Fernando Costa

Tiago Pereira, filho de Pereira Filho

Tiago Pereira, filho de Pereira Filho

O médico Rogério Antunes Pereira Filho, professor associado da disciplina de Gastroenterologia do Departamento de Clínica Medica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, foi homenageado na manhã desta quinta-feira (21) por ocasião da sua aposentadoria. Compareceram ao evento, realizado no anfiteatro do Gastrocentro, docentes, alunos, funcionários, além de familiares do homenageado. Pereira Filho ingressou em 1963 na primeira turma da então Faculdade de Medicina de Campinas, mais tarde incorporada pela Universidade. Depois, tornou-se docente da unidade, onde atuou por 40 anos. “Após tanto tempo, deixo a FCM feliz. Espero que tenha conseguido retribuir um pouco do que recebi nesta casa ao longo desse período”, afirmou.

Durante a homenagem, pelo menos dez pessoas se manifestaram. Todos destacaram as qualidades de Pereira Filho como amigo, médico e professor. Entre as características mais mencionadas pelos oradores surgiram o seu espírito conciliador, a sua capacidade de agregar pessoas, o seu comprometimento com o ensino e a sua dedicação aos pacientes. “Falar do Rogério é falar da história da FCM, uma vez que ele está aqui desde o princípio. Além de ocupar várias posições importantes dentro da Faculdade, ele foi responsável pela formação de várias gerações de médicos”, pontuou Ibsen Bellini Coimbra, coordenador do Departamento de Clínica Médica da FCM. Muitos brincaram com o homenageado por causa do seu “fanatismo” por pastéis.

Um dos momentos mais emocionantes da manhã ocorreu quando um dos filhos de Pereira Filho, Tiago Pereira, que também é médico e optou pela mesma especialidade do pai, falou da importância do homenageado na sua educação e formação. “Para muitos, pode parecer falta de imaginação eu ter seguido a mesma carreira e especialidade do meu pai, mas eu não poderia desperdiçar o seu brilhante exemplo. Eu fui seu aluno, seu residente e agora sou seu colega. A convivência com ele em todas essas esferas sempre foi muito fácil e prazerosa. Ele apresenta características admiráveis como pai, professor, médico e amigo”, disse.

Amigo de longa data de Pereira Filho, o reitor da Unicamp, professor Fernando Ferreira Costa, fez questão de observar que participava da homenagem como dirigente da Universidade, mas que estaria ali em quaisquer circunstâncias. “O Rogério representa um grupo de pessoas muito importante para a FCM e a Unicamp. Ele ajudou a moldar tanto uma quanto outra. Além disso, ocupou posições importantes na FCM e esteve presente no momento da tomada das grandes decisões referentes à unidade. Sempre foi um professor dedicado e um médico ideal, daqueles que vão atender o paciente em casa. Por essas e outras razões, gostaria de dizer, em nome da Unicamp, que é um orgulho ter um professor como você em nossos quadros”.

Confessando-se emocionado, Pereira Filho agradeceu as manifestações e afirmou ter descoberto, naquele instante, virtudes que ele sequer suspeitava ter. “Vou sentir saudade da convivência com vocês. Não me sinto velho, mas considero que é preciso abrir espaço aos jovens. Sou um homem feliz. Penso que consegui alcançar a distância ideal entre aquilo que eu tenho e o que desejei ter. Ao olhar para a Unicamp, hoje, vejo que a realidade ultrapassou o sonho. Saio realizado, sem queixas e nem lamentos”.

Comentários

Querido professor! homenagem merecida!

Dr. Rogério, mais conhecido por Rogerião, é um dos docentes mais divertidos, gentis e atenciosos com quem tive o prazer de conviver nesses 25 anos que trabalho na FCM.
Ser humano de abraço aconchegante e de sorriso sincero.
Professor, parabéns e, desejo que suas conquistas e sucesso não se encerrem nesse momento de aposentadoria.
Precisamos muito de seus conhecimentos e companhia.
Obrigada.

Prof. Rogerião, assim como outros de sua geração que , infelizmente para nós, estão merecida e justamente se aposentando , nos ensinaram e ensinam a sermos médicos, a coisa mais dificil de se ensinar e de se aprender na faculdade de medicina. Tenho a maior adimiração por ele e pelos outros. Neste momento de celebração e júbilo, não cabe relembrar momentos e passagens que o tenham angustiado ou contrariado. Mas eu não seria eu se não dissesse que eles aconteceram, e não registrasse aqui a altivez com que os enfrentou, e aí também nos ensinou.
Obrigado professor, espero estar à altura de sua dedicação a todos nós , à faculdade e à Unicamp

Parabéns, Dr. Rogério, por sua brilhante carreira acadêmica.

Seus alunos e colegas tiveram a oportunidade de conviver e aprender com um professor exemplar, humano e competente.E isso é raro.

Muito obrigada por tudo o que , como médico e amigo, o senhor significou para minha mãe , para mim e toda a nossa família.

Email: 
tmantoan@gmail.com

Prezado Proféssor Rogerião. Grande abraço para um gastroclinico que sabe, se não tudo, muito de medicina geral, de relações humanas, de professor aluno e de muitas possibilidades, e do respeito que temos por esta figura lendária de nossa escola.
ABraçaço como diria Caetoso Velano ops Caetano Veloso
Chicoaoki

Como amiga e paciente quero me juntar aos que aqui estão homenageando o Rogério! Justas e merecidas palavras no texto acima e nas mensagens de amigos e alunos! O que gostaria de dizer é que estes alunos, os ex alunos , os médicos que hoje já exercem a sua missão, sigam o exemplo de médico que além de extremamente competente é afável, compreensivo , humano , acolhedor , de riso fácil e alegre!
Parabéns!

Parabéns pela linda comemoração de sua brilhante carreira de Professor, Médico e Administrador. Achamos que você ainda está muito jovem para se aposentar. Como seus pacientes que somos, desejamos que você continue nos socorrendo. Abraços de Luiz Augusto Magalhães e Eliana Magalhães

Fiquei surpresa hoje ao abrir a página da Unicamp e ler reportagem sobre aposentadoria do dr. Rogério. Feliz, pois é merecida, mas triste, porque a Universidade, com certeza, acabou de "perder" um grande médico, um grande amigo, uma grande pessoa, muito humano, paciente, um excelente Professor. Espero que continue atendendo em sua clínica. Querido Dr. Rogério, parabéns! Tive uma grande honra em conhecê-lo, em ser sua paciente, além de outras pessoas de minha família. Nós o admiramos muito. Que sua nova caminhada seja de sucesso e também de um merecido descanso! Abraços carinhosos de minha família.

Que sorte a minha ter sido aluno do Prof. Dr Rogerio, compartilhar com o Tico, meu amigo, seus ensinamentos da medicina e da vida. Estes ensinamentos não jamais se aposentarao.
Parabens Rogeriao!!!

Querido Rogetião. Infelizmente não pude estar aí neste momento tão importante da sua vida e te dar um abraço verdadeiro. Você foi, e será para sempre, um grande exemplo de vida para todos nós. Curta agora um pouco mais essa sua família tão espetacular!

Páginas