Delegações norte-americanas visitam
Unicamp em busca de parceria

12/03/2013 - 11:45

Euclides Mesquita Neto com representantes da Universidade de Purdue

Representantes norte americanos da Universidade de Purdue e do Instituto de Educação Internacional da Cargill estiveram na Unicamp, entre a segunda (11)  e esta terça-feira (12). O objetivo foi estabelecer parcerias entre as instituições. A comissão da Universidade de Purdue participou de uma série de reuniões e visitas a diversas unidades de ensino e pesquisa da Unicamp.  A comitiva foi recebida pelos professores Euclides Mesquita Neto, pró-reitor de pós-graduação, Eduardo Miranda, assessor da pró-reitoria de pesquisa, e José Pissolato Filho, coordenador adjunto da Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori).

O foco da parceria será o intercâmbio e a cotutela de estudantes de mestrado e doutorado, que terão oportunidade de aproveitar o melhor de cada instituição para sua formação e pesquisa. A Universidade de Purdue também fará parte do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), recebendo estudantes de graduação.

A comitiva visitou a Faculdade Engenharia Elétrica e de Computação, a Faculdade de Engenharia Mecânica, a Faculdade de Engenharia Civil, Arquiteura e Urbanismo, a Faculdade de Engenharia dos Alimentos, a Faculdade de Engenharia Química, o Instituto de Estudos da Linguagem e o Laboratório Nacional de Luz Sincrotron (LNLS). A próxima reunião já está agendada para julho, durante o Congresso do IEEE, que será sediado em Vancouver.

Já os representantes do Instituto de Educação Internacional da Cargill estiveram na Unicamp para promover o Programa Global de Estudiosos (Cargill Global Scholars Program). A visita contou com uma apresentação do programa aos estudantes no auditório da Biblioteca Central "Cesar Lattes" e uma reunião com a professora Ângela Maria Moraes, assessora da Cori e coordenadora-associada do CsF na Unicamp.