Unicamp
inovação

04/03/2013 - 17:39

x

A Agência de Inovação Inova Unicamp divulgou nesta segunda-feira (4) os resultados relacionados às atividades de inovação da Universidade. Conhecida tradicionalmente por ser a universidade detentora do maior número de pedidos de patentes no Brasil, a Unicamp superou em 2012 os números alcançados em 2011 e estabeleceu novos recordes em diversas áreas de atuação ligadas à inovação. Compõe este cenário, 13 contratos de licenciamento de tecnologias firmados, 107 comunicações de invenção recebidas, 73 pedidos de patentes depositados no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), 21 solicitações PCT (Patent Cooperation Treaty) e 29 pedidos de registros de Programas de Computador em 2012, resultados de maior expressão na gestão da inovação na Unicamp desde o depósito do primeiro pedido de patente para a Universidade em 1984.

Os números e o relato das iniciativas de inovação estão disponíveis no relatório de atividades da Inova, que é divulgado anualmente e pode ser acessado pelo site https://www.inova.unicamp.br/sobre/relatorio. De acordo com Roberto Lotufo, diretor executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, os recordes são resultados do trabalho contínuo na propagação da cultura da inovação na Unicamp. “Nós atuamos não somente da proteção e comercialização do resultado da pesquisa acadêmica, mas também em outras diversas frentes, como no apoio ao empreendedorismo tecnológico entre os alunos, com o Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica e disciplinas de empreendedorismo – sempre com o objetivo de aumentar o impacto social e econômico oriundos do ensino, pesquisa e extensão realizada pela universidade”.

Para Patricia Magalhães de Toledo, diretora de propriedade intelectual e transferência de tecnologia da Inova Unicamp, merece destaque especial o número de contratos de licenciamentos de tecnologias oriundas da Unicamp para empresas e instituições, que passou de 10, no ano anterior, para 13 em 2012. A Unicamp soma, dessa maneira, 63 licenciamentos ativos. “O contrato de licença de exploração é um passo fundamental para que a tecnologia chegue à sociedade”, explica. Um dos esforços da Agência para aumentar a visibilidade das tecnologias disponíveis para comercialização foi a criação de uma vitrine tecnológica em seu novo site. “A vitrine reúne perfis de tecnologias oriundas da Unicamp que estão protegidas e buscam empresas e instituições interessadas em licenciá-las. A ideia é fazer com que as empresas interessadas no licenciamento possam continuar o desenvolvimento da tecnologia e, consequentemente, disponibilizá-la à sociedade em forma de processos, produtos ou serviços”, ressalta a diretora.

Entre as melhorias que influenciaram os resultados positivos em 2012, Patricia menciona a disponibilização para os pesquisadores da Unicamp de novos sistemas online para comunicar a invenção, facilitando o inicio do trâmite para o pedido de patentes e também de programas de computador. “Em 2011, criamos o sistema de comunicação de invenção para auxiliar no início do pedido de patente e alcançamos um resultado muito positivo. Decidimos, então, criar um sistema semelhante em nosso site para programas de computador”, explica. Em 2012 foram recebidas 107 comunicações de invenções, 13 a mais do que no ano anterior, e foram feitos 29 pedidos de registro de programa de computador, 16 a mais do que em 2011.

Outra atuação de destaque da Inova Unicamp em 2012 foi o avanço nas obras do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, espaço destinado à implantação de laboratórios de pesquisas colaborativas favorecendo o relacionamento da universidade com empresas e instituições que promovem a inovação. Ainda segundo Lotufo, “o Parque já é uma realidade, com o plano urbanístico e o novo prédio da incubadora de empresas de base tecnológica em fases finais de construção”. A inauguração da infraestrutura do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp acontece no dia 05 de março, a partir das 10h, no estacionamento do Parque, localizado abaixo do Museu de Ciências.

Para a diretora Patricia, os resultados expressivos da Inova Unicamp – que já tinham tido destaque também em 2011 – mostram o seu amadurecimento como Agência de Inovação. “Nossa expectativa para o próximo ano é superar novamente os recordes e intensificar a interação com as unidades de ensino e pesquisa, assim, fortalecer ainda mais a cultura da inovação na Unicamp”, afirma.