Unicamp sediará terceiro laboratório SGC

Reitor Fernando Costa assina acordo

Aled Edwards, do laboratório de Toronto

Fernando Costa, Euclides de Mesquita Neto, Opher Gileadi e Paulo Mazafera

Em acordo assinado nesta sexta-feira (19), entre o Structural Genomics Consortium (SGC) e a Unicamp, foram dados os primeiros passos para a construção do terceiro laboratório da Instituição em uma Universidade brasileira. Com sede em Toronto e Oxford, os dois primeiros laboratórios do SGC formam a maior parceria público-privada do mundo, produzindo ciência sem patentes com patrocínio das companhias farmacêuticas. O acordo foi assinado com a presença do reitor Fernando Costa; do pró-reitor de pesquisa Ronaldo Pilli; do pró-reitor de pós-graduação Euclides de Mesquita Neto, e dos professores do Instituto de Biologia, Paulo Arruda e Paulo Mazafera, representando a Unicamp, além dos pesquisadores Aled Edwards, do laboratório de Toronto, e Opher Gileadi e Stefan Knapp, do laboratório de Oxford, representando o SGC.

Segundo Edwards, a missão do SGC é realizar novas descobertas em biologia, e, para isso, destaca a necessidade de pesquisa em química. Para ele, o mundo está mudando em sua maneira de ver e produzir ciência. As pesquisas realizadas nos laboratórios do SGC, apesar de patrocinadas diretamente pela indústria farmacêutica, são colocadas inteiramente em domínio público, isentas de qualquer tipo de patente. "É o equilíbrio perfeito entre o interesse privado e o bem público", explica Edwards. A contrapartida das empresas é ter pesquisadores de altíssima qualidade trabalhando e trocando informação em diversas partes do mundo, gerando descobertas muito mais significativas, colocadas à sua disposição. Cabe a cada companhia desenvolver produtos a partir de tais descobertas e inseri-los competitivamente no mercado.

Próximos passos do SGC Unicamp
A consolidação do acordo será realizada nesta quarta-feira (20), em São Paulo, em reunião com representantes da Fapesp e da indústria farmacêutica. Na Unicamp, estudantes serão selecionados para passar uma temporada no laboratório de Oxford. O pesquisador Opher Gileadi, por sua vez, virá para Campinas para a implementação da plataforma do laboratório, semelhante aos de Toronto e Oxford, processo que deve durar aproximadamente dois anos. A previsão é que em três anos o laboratório SGC Unicamp esteja em pleno funcionamento.