Farra nas Férias termina com
festa e apresentação de teatro

01/02/2013 - 16:43

Mesa de autoridades

Participantes encenam peça teatral

Pais e parentes assistem à apresentação

Depois de um mês de atividades recreativas, físicas, culturais e sociais, foi encerrada na tarde desta sexta-feira (1º) a sexta edição do Farra nas Férias, programa oferecido pela Faculdade de Educação Física (FEF), em parceria com o Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), para filhos de funcionários e docentes da Unicamp. Este ano, a iniciativa registrou a participação de aproximadamente 200 crianças e pré-adolescentes. A cerimônia de encerramento do Farra nas Férias, que contou com a presença do reitor Fernando Ferreira Costa, ocorreu no Salão de Dança da FEF e foi marcada pela apresentação de uma peça teatral encenada pelos próprios participantes do programa.

Este ano, como explica o professor Ademir De Marco, coordenador do projeto, o tema central das atividades foi “Comer para aprender”. “Com base nessa temática, nós trabalhamos diversos subtemas, como a importância da alimentação saudável e da prática de exercícios físicos. Também falamos sobre a composição dos alimentos. Os participantes assimilaram tão bem as informações, que durante os almoços no Bandejão eles iam comendo e falando sobre as substâncias presentes no arroz, no feijão, na carne e nos vegetais”, contou.

De acordo com o docente, o Farra nas Férias foi criado inicialmente para atender a uma necessidade dos funcionários da Universidade que tinham filhos matriculados no Programa de Desenvolvimento e Integração da Criança e do Adolescente (Prodecad). Sem poder tirar férias, eles não tinham onde deixar as crianças em janeiro, mês de recesso do Prodecad. “Assim, propusemos a criação do programa. Com o tempo, ele foi sendo ampliando, e agora é oferecido a um público mais amplo. Este ano, por exemplo, tivemos fila de espera”, relatou De Marco.

Segundo o reitor Fernando Costa, o programa é muito importante para a Unicamp porque oferece aos filhos dos seus colaboradores atividades recreativas e educacionais de qualidade. “Isso é próprio de uma Universidade que tem sua atuação baseada no tripé do ensino, pesquisa e extensão. Tenho certeza que, pela sua importância, esse programa se tornará permanente na Unicamp”, afirmou. Na mesma linha, o diretor da FEF, Paulo Ferreira de Araújo, ressaltou que as atividades proposta pelo Farra nas Férias são sustentadas por pesquisas desenvolvidas na unidade e contam com o apoio de professores e estudantes de graduação e pós-graduação.

O coordenador do GGBS, Edison Lins, destacou igualmente a importância da iniciativa tanto para as crianças quanto para os pais delas, visto que ela também tem um caráter integrador. “Nós temos uma demanda dos funcionários pela realização do Farra nas Férias também em julho. Vamos trabalhar para ver se conseguimos atender essa solicitação”, disse.