Software simula a tragédia

28/01/2013 - 17:36

Software mostra nuvem tóxica formada em 90 segundos

O professor Sávio Vianna está particularmente sensibilizado com a tragédia em Santa Maria porque vem trabalhando – “por uma coincidência desagradável” – na simulação computacional dinâmica de um incêndio em ambiente fechado, bem como da formação de fumaça tóxica e sua camada letal. “É um software aberto, que podemos modificar inserindo contribuições, o que estamos fazendo aqui na Faculdade de Engenharia Química. A ferramenta desenvolvida nos Estados Unidos é usada internacionalmente por universidades, centros de pesquisa e empresas de consultoria justamente para o estudo de incêndios onde ocorre pirose, a queima de sólido”, explica.

Na tela do computador, Vianna mostra a simulação do que normalmente acontece em incêndios como na boate Kiss. “Eu precisaria ter informações sobre aquele local, como as dimensões do salão e do pé direito, mas na simulação dentro desta lounge vemos que a formação da camada de nuvem ocorre muito rapidamente: em 300 segundos, o fogo se propaga e a sala está quase tomada pela fumaça. A função do cientista é usar tais ferramentas para minimizar ou mesmo evitar tragédias como esta no futuro. Estou certo de que, se a boate tivesse o número de portas e os procedimentos adequados, o número de vítimas seria muito menor, se é que haveria alguma.”



O pesquisador informa que a ferramenta também é bastante útil na etapa de projeto, ao considerar informações como o número de pessoas que estarão no ambiente fechado, quantas e onde estarão as saídas, pontos de sprinters e as formas de sinalização. “Associado a tudo isso deve estar o treinamento de pessoal: seguranças não devem atuar apenas como pacificadores, mas serem treinados para um plano de emergência e contingência. Ainda mais diante de um público jovem, sob o efeito de álcool e em clima de paquera. Ele leva um tempo para reagir e, quando o calor ou a fumaça chega nele, vira desespero. Uma brigada treinada daria o sinal e orientaria as pessoas até um ponto seguro.”

Na opinião de Sávio Vianna, outra preocupação importante deve ser de ordem comportamental. “Minha orientação é que entrando em locais como estes, a pessoa dê uma voltinha para se familiarizar, ver onde está a porta de saída mais próxima. “Na Europa, as ferramentas de simulação são muito utilizadas em consultoria e planejamento de projetos, mas em ambientes de trabalho, por exemplo, também é normal a simulação de incêndio e de evacuação. Na incerteza se o incêndio é real ou não, a pessoa acaba condicionada a sair do local de forma organizada”.

O docente da Unicamp afirma que o importante é investigar e entender o que aconteceu na tragédia de Santa Maria e, a partir disso, apresentar um relatório de recomendações e sugestões de melhorias e de procedimentos que devem ser seguidos em outros ambientes fechados. “Tem muita física e química por trás deste software, conhecimento que foi transformado em ferramenta em prol da engenharia. Seria interessante, por exemplo, se shoppings fizessem simulações sobre o risco de vazamentos de gás. A tecnologia está aqui e temos gente para formar recursos humanos. Um engenheiro civil estaria apto a utilizar a ferramenta como aplicação rapidamente.”

Comentários

É muito importante esta reportagem. Há ferramentas úteis, mas há também pequenas medidas práticas, que poderiam ter salvo mutias vidas jovens e com futuro promissor.
Não precisamos ficar à mercê da "sorte" ou do "jeitinho"

Vidas ceifadas, porém, diante das informações constantes dessa matéria, outras vidas poderão ser poupadas.
Parabéns ao Prof. Sávio Viana.
Tentarei propagandear esta matéria.

Alem da física e química por trás disso, há tambem o fator comportamental; há dias atrás vi uma breve reportagem sobre o estudo do comportamento de multidões em condições de pânico, como foi esta.
Quando conseguimos um modelo completo para todas as dimensões comportamentais, e que este seja aplicado (o mais importante), poderemos evitar tragédias como esta.
Muito bom o trabalho!

Boa tarde, professor!
Excelente matéria e trabalho desenvolvido.
Realmente a tecnologia pode nos ajudar, e muito, a combater incidentes como este.
Professor, você poderia nos indicar qual software que esta sendo utilizado para esta simulação prévia?

Um abraço!

Email: 
fpmarzola@yahoo.com.br

Realmente uma matéria de grande quilate, por trabalhar com prevenção de acidente gostaria de ter informação sobre o software descrito na matéria, tendo eu a intenção de compra-lo se estiver a venda. Meus parabéns pelo trabalho desenvolvido fica o meu e-mail para envio de informações.
Agradecendo dedsde já
Romero Abreu
romeroabreu@hotmail.com